Com o declínio do Nintendo 8 bits, a Capcom decide renovar a franquia Megaman para chegar na geração dos 16 bits (leia-se SNES). A Capcom então abandona temporariamente a franquia clássica do Megaman (tanto que nem lançou Megaman 6 nos EUA, quem acabou lançando o jogo foi a própria Nintendo). Foi criada então a franquia Megaman X, que se passaria no século seguinte ao da série clássica e traria como protagonista o personagem Zero. Entretanto por pressões da Capcom, que questionava o produtor do por que do jogo se chamar Mega Man se o Mega Man não estava nele (na verdade Zero seria um modelo mais avançado do Mega Man). O produtor da série então cede as pressões e o personagem Megaman acabou sendo reintroduzido a série, mas dessa vez com um visual reformulado e com um novo nome: Megaman X (Rockman X), ou simplesmente X (como é mais conhecido nessa série).
Na primeira parte deste Especial, iremos falar sobre os três primeiros jogos da série, sendo que ambos foram lançados originalmente para o Super Nintendo. Para muitos dos fãs, são justamente os três primeiros jogos os melhores episódios de toda a série Mega Man X.
MegaMan X:
Capa: Versão Japonesa (Super Famicom/SNES)
Lançamento Original: SNES (1993)
Dr. Cain, um famoso arqueólogo procurava por fósseis antigos, mas acaba encontrando os destroços do laboratório do lendário engenheiro de robôs Dr. Thomas Light. Lá encontra uma capsula contendo um robô desativado (Megaman X). Esse robô havia sido desativado devido seu potencial destrutitivo e sua habilidade de possuir sentimentos humanos , o que poderia ser perigoso se ele se virasse contra a humanidade. Depois de estudar Megaman X, alguns meses depois, Dr. Cain juntamente com a ajuda de Megaman X consegue criar andróides replicantes (Reploids), robôs mais humanos que poderiam pensar, aprender e ter sentimentos. Eles começam ser produzidos em massa e passam a coexistir com os humanos, ajudando a realizar trabalhos extremamente difíceis e perigosos.
Entretanto, como esses robôs tem vontade própria começam a surgir vários incidentes com robôs que começam a agir de forma violenta (são os chamados Mavericks- ou na versão japonesa Irregulars), causando ferimentos a humanos , criando boatos sobre a possível desativação dos progamas de construção dos Reploids (algo impossível de acontecer pois os humanos estavam se tornando dependentes demais deles). Devido a algumas ações desses robôs, o governo acaba criando uma organização policial, conhecida como “Maverick Hunters” (Caçadores de Mavericks), que combateria as ações criminosas dos Mavericks. Como lider dos Maverick Hunters, Dr. Cain desenvolve o Reploid mais avançado e inteligente para a época, imune a defeitos de fabricação ou a qualquer possibilidade de ter sua personalidade corrompida socialmente. Esse Reploid chmava-se Sigma e conseguiu deter vários ataques de Mavericks. Entretanto, tempos depois Sigma começou a agir de foma estranha, tornando-se pouco tempo depois um Maverick. Sigma então decide iniciar uma rebelião contra os humanos, que são inferiores e atrasam o progresso dos Reploids e por isso a humanidade deve ser erradicada, criando-se um novo mundo apenas para os Reploids. A maioria dos Mavericks Hunters se juntam a Sigma, com exceção de pouquíssimos outros. A população ou se esconde ou foge das cidades, e X então decide se unir a Zero, o novo líder dos Maverick Hunters para combater essa revolta em massa.
O jogo:
-Os gráficos da série X são menos “coloridos e infantis” que os da série clássica.
-Nesse jogo você vai encontrar durante as fases novos itens:
Heart Tank: Aumenta a barra de energia de X. São oito no total (Um em cada fase)
Sub Tank: Ao contrário da série clássica em que os tanques de energia vinham completos, aqui você tem que enchê-los. Para encher você deve pegar um recuperador de energia comum quando sua energia estiver completa. Você encontra quatro no decorrer do jogo.
Armadura: São quatro partes que estão escondidas nas fases em que você não encontra os energy tanks. Você as encontra numa cápsula em que aparece o Dr. Light que explica pra que serve aquela armadura. As partes são as seguites:
Armadura (peito): Reduz o dano pela metade.
Pernas: Permite dar o Dash durante o jogo além de tornar X mais rápido
Capacete: Reduz o uso de armas especiais pela metade
Braços: Permite carregar as armas especiais.
-Durante o jogo você poderá encontrar uma cápsula secreta em que o Dr. Light ensina o Mega Man a soltar o Hadouken. Esse habilidade não pode ser salva através de passwords ou Memory Cards.
Os robôs:
Chill Penguim
Spark Mandrill
Armored Armadillo
Launch Octopus
Boomer Kuwanger
Stinger Chamaleon
Storm Eagle
Flame Mamooth
Curiosidades:
– O jogo se passa no século seguinte ao da série clássica
-Mega Man X não é o mesmo personagem (Mega Man) da série clássica.
-O jogo ganhou um remake pra PSP: Mega Man: Maverick Hunter X.
SPOILER:
Zero e X conseguem se infiltrar na fortaleza de Sigma, aonde acabam encontrando Vile, que com sua super-armadura consegue deter Zero e quase derrota X. Entretanto Zero consegue destruir a armadura de Vile, mas isso acaba custando sua vida. X, então consegue finalmente derrotar Vile e segue para encontrar Sigma. Sigma se mostra um adversário muito difícil, mas X consegue vencer. Mas Sigma acaba sobrevivendo…
Megaman X2: Versus Counter Hunters
(Mega Man X2: Versus os Contra-Caçadores ou ainda Mega Man X2: Contra os Caçadores de X.)
Capa: Versão Japonesa (Super Famicom/SNES)
Lançamento Original: SNES (1994)
Seis meses depois dos eventos do Megaman X 1, X assumiu o controle dos Maverick Hunters. Quando todos pensavam que o mundo estava livre dos mavericks, é descoberto que eles estariam se reunindo numa antiga fábrica abandonada.X e os novos hunters seguem pra lá e enfrentam os resistentes continua enfrentando os renegados. Entretanto o que Mega Man não sabia era que três Mavericks (Serges, Violen e Agile) observavam suas ações.
O jogo:
-X já começa com o Dash (deslocamento rápido para frente)
-As partes da armadura são as seguintes:
Capacete: Permite a Mega Man localizar passagens secretas
Peito: Reduz os danos pela metade e permite usar um ataque especial, que é carregado quando X recebe um dano.
Pernas: Permite a Mega Man dar o dash no ar
Braços: Permite carregar as armas especiais e permite a Mega Man carregar a X-Buster num nível superior ao nível tradicional (fazendo com que Mega Man dê um tiro-duplo).
-Existe também a possibilidade de aprender o Shoryuken. Essa habilidade não pode ser salva no Memory Card ou através de passwords.
Os chefes:
Wheel Gator
Bubble Crab
Flame Stag
Morph Moth
Magna Centipede
Crystal Snail
Overdrive Ostrich
Wire Sponge
SPOILER
Ao ver que X estava derrotando os mavericks muito rapidamente, os três então decidem retardar um pouco X, enviando uma mensagem dizendo que eles tem os restos de Zero e que ele deve enfrentá-los para receber essas partes de volta. Dr. Cain diz que é possível reconstruir Zero, já que o chip dele já estava seguro nas mãos dos Hunters. Mega Man enfrenta e vence os três, recebendo as partes de Zero e enquanto Dr. Cain o reconstrói, Mega Man vai pra base dos “X- Hunters” e vence Violen, Serges e Agile. Mas o que X não sabia era que Sigma estava de volta. Sigma esperava por X na central de computadores com uma réplica de Zero, mas com uma armadura negra. Quando X ia começar a enfrentar a cópia, surge Zero (o original) que destrói a cópia rapidamente. Sigma pergunta por que Zero lutta contra ele, já que ele era a “última das criações do doutor”. Zero diz que não vai com a cara de Sigma. Sigma então foge, e Zero fala para X ir atrás dele enquanto ele destrói o computador central. X vence Sigma que diz que a cada derrota ele fica mais poderoso.
Curiosidade:
-O visual de Zero tem uma pequena mudança em relação ao jogo anterior (repare nos ombros).
Megaman X3
Capa: Versão Japonesa (Super Famicom/SNES)
Lançamento Original: SNES (1995), Playstation e Sega Saturn
Algum tempo depois dos acontecimentos do Mega Man X2, um cientista Reploid chamado Dr. Doppler criou uma vacina que impedia impedir o comportamento anormal dos Reploids e prevenir que eles se transformassem em Mavericks. Muitos Reploids agradecidos acabam criando uma cidade em homenagem ao Dr. Doppler.Entretanto pouco tempo depois começou a surgir uma revolta com esses Reploids que acabaram se tranformando em Mavericks e tudo indicava que Doppler estava por trás disso. Então os Zero e X partem pra enfrentar Dr. Doppler e seus aliados.
O jogo:
-É o primeiro jogo da série em que você pode controlar Zero (em alguns momentos do jogo).
-As partes da armadura:
Capacete: Mostra um mapa no começo da fase mostrando a localização de itens secretos.
Peito: Reduz o dano pela metade e ao ser atingido, Mega Man cria temporariamente ao seu redor um campo de energia.
Pernas: Permite a X dar um dash no ar, inclusive na vertical.
Braços: Permite carregar armas especiais e dar um tiro-duplo com a X-Buster.
-Durante o jogo você encontrará ainda chips que melhoram as habilidades das peças da armadura.
-Durante o jogo ainda você vai encontrar as famosas “Ride Armors” com diferentes habilidades. Pra isso você deve pegar a Ride Armor normal (N). Então depois você poderá encontrar itens que darão habilidades especiais a armadura (que na verdade são armaduras diferentes).
Os chefes:
Blizzard Buffalo
Toxic Seahorse
Tunnel Rhino
Volt Catfish
Crush Crawfish
Neon Tiger
Gravity Bettle
Blast Hornet
Curiosidades:
-A versão americana do jogo é raríssima. Segundo o site Wikipedia, uma cópia do jogo para SNES com a caixa e o manual de instruções chegou a ser vendida por mais de 150 dólares no site de leilões E-Bay (fazendo uma conta rápida, o valor do dólar de aproximadamente R$ 1,90, o jogo saiu pro mais ou menos 285 reais). As versões Playstation e Saturno também são bem raras sendo encontradas principalmente nas versões japonesas e européias.
-A versão dos 32 bits conta com cenas em anime e músicas remixadas.
-Foi o primeiro jogo da série Mega Man a ter cenas de anime durante o jogo (versões Playstation e Sega Saturn).
-É considerado o jogo mais difícil da série X.
SPOILER
Durante os eventos, Dr. Doppler fica admirado com os poderes de X e de Zero e então envia Bit & Byte para enfrentá-los. Ambos são derrotados e então Vile (Mega Man X1) que foi recontruído por Doppler reaparece e dessa vez está mais louco do que nunca para tentar destruir Zero e X, custe o que custar. Vile também acaba sendo derrotado. Depois de derrotar os oito chefes, Dr. Cain chama Zero e X, que diz que ele analizou os chips dos Mavericks derrotados e que ele acabou descobrindo que Dr. Doppler estava tentando criar um novo corpo de batalha selecionando as habilidades especiais dos novos Reploids, mas que Doppler não seria capaz de usar esse novo corpo. X sugere que esse corpo seria para Sigma e então os dois partem para o laboratório de Doppler. Doppler revela que está construindo um novo mundo dominado por Sigma somente para os Reploids. Depois de ser vencido por X, Doppler revela que a verdadeira forma de Sigma é um vírus de computador, que acabou corrompendo-o e o forçou a construir um novo corpo para ele. Depois de uma longa e difícil batalha, Sigma é derrotado e decide então possuir o corpo de X. Mega Man X tenta fugir a qualquer custo, mas acaba encurralado. Zero reaparece e com o programa anti-vírus criado por Doppler em seu sabre (Z-Saber) ele finalmente derrota Sigma. X e Zero escapam do laboratório e observam em segurança a sua destruição… X pensa então consigo mesmo: Por que os humanos lutam contra os Reploids? E por que os Reploids lutam entre si? E o que o destino reservava a ele? O que X não sabia era que seu destino já estava definido. Para salvar a humanidade, X deveria destruir Zero. Mas só o tempo dirá quando e por que…
Continua no próximo capítulo…
Aguarde para breve a próxima parte deste artigo Especial sobre a série Mega Man X! Na segunda parte o foco será os jogos que foram lançados originalmente para as plataformas Sega Saturn e Playstation!
Artigo elaborado por: crpj18