MAME

Blz galera? A gente vê direto nossos amigos e visitantes do fórum com diversos problemas ou dúvidas sobre este que é um excelente emulador: MAME (Multiple Arcade Machine Emulator = Emulador de Múltiplas Máquinas de Fliperama)!

O grande e maior problema que eu vejo, é que, geralmente, a galera tem pouca malícia com computadores! Entenda-se: “conhecimento técnico de software e hardware”… sei bem disso, pois sou técnico em informática e trabalho com assistência técnica e vejo cada coisa… acreditem, bizarras mesmo! E uma outra parte tem mesmo é preguiça de usar o que a internet tem de melhor, “ferramentas de busca”.

Aquele velho ditado “Quem tem boca vai à Roma” também se aplica à internet. Quem sabe como utilizar de forma adequada as ferramentas de busca, raramente fica na mão.

Bom, chega de lorotas e vamos ao que interessa!

Vou tentar reunir neste tópico, links e informações que ajudem a galera a resolver seus problemas mais comuns com relação ao Mame.

PRINCIPAIS LINKS

Site oficial do Mame:
http://mamedev.org

Site sobre as ultimas novidades do MAME para MAC
http://www.calarts.edu/~nstrum/macmame/

Site do MAME para o sistema Macintosh
http://www.macmame.org/

Site do MAME para o sistema Unix
http://x.mame.net/

Site do MAME para o console Dreamcast e algumas câmeras digitais
http://digita.mame.net/

Site do MAME para o sistema Amiga
http://www.triumph.no/mame/

Site do MAME para Celulares da Nokia
http://koti.mbnet.fi/~haviital/

Site do MAME para Celulares da Motorola
http://www.harmonicode.com/EMame/

Sites com a relação de jogos não emulados pelo MAME
http://www.mameworld.net/gurudumps/
http://unmamed.mame.net/

Site do MAME for Windows, mais conhecido como MAME32
http://mame32.classicgaming.gamespy.com/

Site com links para os melhores Front-Ends para MAME :seta:
http://www.zophar.net/frontends/mame.html

Link com o arquivo CHEAT.DAT sempre atualizado, este arquivo é responsável por habilitar os Cheats nos jogos
http://cheat.retrogames.com/

Link para as versões mais antigas do MAME
http://mamedev.org/oldrel.html

Configuração necessária para rodar o MAME

O MAME é um emulador diferente quanto ao quesito da configuração necessária do PC para sua execução, veja o porquê:

Muitos computadores podem rodar o MAME, o que devemos na verdade levar em consideração, é qual sistema de arcade você deseja rodar com ele. Sua performance depende, em sua maior parte, da CPU e placa de vídeo do sistema. Além disso, a performance de jogos em particular varia, porque alguns jogos têm maiores requerimentos de hardware do que outros.

Veja:

Gridlee
null

Gunbird 2
null

Notem que o MAME emula desde os Arcades mais primitivos, lá da década de 70, até os mais atuais; e que a exigência de hardware para rodar um arcade da década de 70 e um outro da década de 90 – ou até os mais atuais – é bem diferente.

Além disso, deve-se levar em conta que muitos dos novos jogos e até alguns não tão novos, ainda não são emulados de forma satisfatória, independentemente de você ter ou não um super PC.

Então, se algum jogo não estiver rodando legal na sua máquina, antes de tudo, procure ver no arquivo whatsnews.txt alguma referência sobre o jogo que você quer rodar.

Aqui está uma configuração básica de PC que roda (e mantém) cerca de metade dos jogos suportados pelo MAME (não-Neo-Geo):

* Pentium 200MHz
* 16-32MB Memória RAM
* Uma quantidade razoável de espaço no HD (um conjunto com todas as ROMs do MAME tomaria de 1,5 a 6 Gigabytes – ou mais – mas a maioria das ROMs são pequenas)
* Placa de vídeo compatível com VESA 2.0 (ou maior)
* Placa de som Sound Blaster (ou compatível)

GRÁFICOS

Esses jogos não usam efeitos modernos em 3D! Portanto, uma placa de vídeo 3D não é necessária. A melhor escolha seria uma boa placa 2D com suporte a VESA 2.0 (ou maior) e 2 MB ou mais de memória de vídeo (tais como Matrox G200 or G400).

SOM:

Para o MAME32, a Sound Blaster SB32AWE é a melhor. Para a versão DOS do MAME, as placas SB64PCI, SB128PCI, e Ensoniq Soundscape PCI também funcionam, usando 7 para a opção “soundcard”. (Aviso: A placa Sound Blaster Live NÃO funciona com o MAME para DOS!).

Em geral, melhores componentes dão melhores resultados. Um simples PII/233 com uma boa placa 2D is roda cerca de 75% dos jogos. Porém, para alguns jogos, nem mesmo um PIII/500 é rápido o bastante.

Para Macs, qualquer máquina baseada no G3 deve rodar bem o MacMAME.

Entendendo ROMs e CHDs

O MAME trabalha com dois tipos de arquivos:
ROM e CHD.

ROM (Read Only Memory = Memória Somente de Leitura), nada mais é do que o jogo de arcade em si.

Mas como assim Boca??? Como eles conseguem copiar o jogo do arcade?

A técnica usada para “passar” o jogo do Arcade para o PC é DUMP, abrasileirando, o pessoal diz “DUMPAR”.

Dumpar é nada mais do que você copiar – ou seria melhor dizer, converter – o jogo para um arquivo de computador. Infelizmente não tenho o conhecimento técnico para poder explicar de outra forma ou de como é feito um DUMP, mas acredito que vocês conseguiram entender.

Pessoal, o amigo Hinotori (do Fórum Uol Jogos), nos passou dados importes que merecem ser adicionados, seguem, então, as informações:

“Não li todo o tutorial, mas deixa eu colocar duas coisinhas:

1 – Não é interessante sincronizar a emulação ao refresh do monitor. Isso acelera ou desacelera a emulação em relação a velocidade original. Fora isso, pode causar distorção no som de alguns jogos.

2 – CHD não é ISO, ISO não é compactado e é similar um ROM, ou seja, uma cópia exata dos dados contidos no chip/cd/hd… Já o CHD é um formato já compactado (por isso não vem zipado), quer dizer Compressed Hunks of Data (Cacetada de Dados Comprimidos). E não é só para CD e também para HDs, vários jogos continham HDs, alguns CDs/DVDs/GDs…”

OBS: ainda pode-se traduzir CHD como (Compressed Hard Disc = Disco Rígido / HD Compactado)!

Obrigado Hinotori, abração.

Possivelmente o MAME poderá trabalhar, ainda, com um terceiro tipo de arquivo: ISO (igual em latim), que são os arquivos para os Árcade Laser Discs (Dragon’s Lair, Space Ace, etc = ainda não emulados)!

ISO, eita negocinho dificil de explicar, pelo menos pra mim, então resolvi copiar a explicação de um tutorial de MAME lá do Neofighters:

“ISO’s são imagens de CD’s. Pense assim: Uma ISO é, nada mais, nada menos do que o CD sem o CD (mas mesmo assim, os dados contidos nesse CD ainda ‘pensam’ que estão em seu ‘habitat’, o CD…)”

Espero que vocês tenham entendido.

CHDs, estes arquivos são, em geral, bem maiores que as ROMs, não se assuste se algum dia você for baixar o Killer Instict II e se deparar com nada menos que 120MB!!! Normalmente têm o mesmo nome das ROMs, mas com a terminação CHD (e o emulador precisará dos dois arquivos para formar o jogo). Ex:
kinst2.zip (ROM)
kinst2.chd (CHD)

Considerações a serem levadas em relação às ROMs.

Vejo muitos usuários novos do MAME terem uma dificuldade muito grande quando tentam suas primeiras ROMs.

Eles entram no site, vêem varias versões do mesmo jogo (por exemplo o Street Fighter II):

Street Fighter II – The World Warrior (Japan 910214) 251 kb
Street Fighter II – The World Warrior (Japan 910306) 286 kb
Street Fighter II – The World Warrior (Japan 911210) 250 kb
Street Fighter II – The World Warrior (US 910206) 249 kb
Street Fighter II – The World Warrior (US 910214) 251 kb
Street Fighter II – The World Warrior (US 910228) 275 kb
Street Fighter II – The World Warrior (US 910318) 287 kb
Street Fighter II – The World Warrior (US 910411) 186 kb
Street Fighter II – The World Warrior (US 910522) 216 kb
Street Fighter II – The World Warrior (US 911101) 297 kb
Street Fighter II – The World Warrior (World 910214) 251kb
Street Fighter II – The World Warrior (World 910522) 3.39 mb

Vejam que são várias as versões para baixar e que elas têm diferentes tamanhos.

Qualquer um, que não tenha o conhecimento apropriado, vai obviamente baixar a ROM de menor tamanho – eu mesmo fiz isso na época em que conheci o MAME – mas ao ir tentar rodar o jogo, recebemos do emulador uma informação de erro, nos reportando que estão faltando diversos arquivos.

P – Mas, por que isso acontece?

R – Os jogos têm diversas versões lançadas pelo mundo! Concernente ao nosso caso , vemos claramente que o SF2 tem versões Japan, US e World. Cada uma das versões tem pequenas diferenças entre elas, entre estas diferenças você encontra: idioma, dificuldade e até correções de bugs.

Notem que a última ROM da lista é a maior de todas, com 3.39MB. Esta ROM é chamada de PARENT (mãe); portanto, todas as outras ROMs precisam de alguns arquivos que se encontram na ROM maior! É por este motivo que, ao você tentar rodar um jogo sem a ROM Parent, o emulador notifica a mensagem de erro: “que estão faltando alguns arquivos”. Existem exceções, alguns jogos rodam independentes da ROM Parent, mas são raros.

P – Como posso ter certeza de que tenho as ROMs certas?

R – O MAME verifica se você tem as ROMs certas antes de iniciar a emulação. Se você vir uma mensagem “wrong checksum” ou outras mensagens de erro, significa que suas ROMs não foram testadas e não foram certificadas de que funcionam com o MAME. Isso não significa que elas não funcionam, mas sim, de que não foram testadas. Mas na maioria das vezes, você terá de obter um conjunto “puro” de ROMs.

Você poderá, também, utilizar o parâmetro -verifyroms para verificar a integridade de suas ROMs. Por exemplo:

mame rastan -verifyroms

…verifica suas ROMs do jogo Rastan e mostra o resultado na tela.

mame * -verifyroms >list.txt

…verifica TODAS as ROMs no seu diretório ROMS, e grava os resultados num arquivo de texto chamado LIST.TXT. (Isto é uma boa idéia para a verificação de várias ROMs – de outro jeito, os resultados vão passar pela sua tela mais rápido do que você possa ler.)

P – Quando inicio um jogo, eu vejo um monte de cores embaralhadas ou referências estranhas a fichas, ROMs, RAM, etc… isso quer dizer que há algum problema com o meu PC ou com alguma configuração?

R – Você já viu uma máquina de arcade ligar? Ela passa por testes automáticos, diagnósticos, etc. para se certificar de que o hardware está bom. Alguns jogos têm um teste automático MUITO longo quando iniciam. Seja paciente; o teste automático vai eventualmente terminar e a tela de demonstração vai aparecer.

P – Quando inicio o MAME, aparece uma tela preta com um aviso, o que eu faço?

R – É a tela de copyright. Para continuar, pressione OK (tecle O, e então K)!

P – Eu atualizei para a versão mais recente do MAME, e agora algumas das minhas ROMs não funcionam, porque isso acontece?

R – Ao passo que o MAME cresce, sua emulação de jogos já existentes melhora. Isso algumas vezes quer dizer que mais arquivos de ROMs dos jogos originais se tornam necessários. Alguns desses arquivos podem não ter sido incluídos na distribuição anterior da ROM ou você pode ter deletado alguns deles quando combinou seus conjuntos de ROMs.

Entretanto, você pode ficar com a versão anterior do MAME; ou baixar ROMs atualizadas para usar com a nova versão do emulador. (Quando um novo MAME é lançado, alguns sites colocam online os arquivos recém adicionados separadamente, para que você não tenha que baixar todo o conjunto de ROMs novamente.)

P – Ai meu Deus, os jogos do Neo-Geo não funcionam, socorro!!!

R – Alguns jogos (ROMs) necessitam de uma rom específica, chamada BIOS! Há a pgm.zip, cpzn1.zip, maxaflex.zip e a NEOGEO.zip, etc. Todas as ROMs de Neo Geo necessitam de sua BIOs “neogeo.zip” para jogar os jogos da placa (SNK). Você pode conseguí-las em sites comuns sobre emulação. Para que o MAME as reconheça, o arquivo contendo as ROMs deverá ter o nome NEOGEO.ZIP (Comumente ele recebe o nome errado “NEO-GEO.ZIP”) Coloque-o na sua pasta de ROMS; não o descomprima. Voila!

Bom pessoal, aqui termina esta etapa do Tutorial, com o tempo e com as dúvidas que forem surgindo, eu a atualizarei. Postem suas dúvidas e correções também, pois posso ter errado em algumas coisas, qualquer crítica construtiva é bem aceita. Quer ajudar? É só colocar sua contribuição neste tópico mesmo.

CONFIGURAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO MAME 32

Esta última seção é relativa à configuração e ao funcionamento do Mame32. Como são várias e várias as versões deste maravilhoso emulador, é bem provável que você não encontre algumas das opções e configurações que vou colocar neste guia.

Aqui você terá um guia rápido, mais conhecido pela galera do meio como “quickstart”! Não é um tutorial definitivo ou muito menos avançado, pois as diversas versões do Mame acabam por impossibilitar algo mais profundo… Mãos à obra, galera emumaníaca!!!

PASTAS DO EMULADOR

Emulador usado: Mame BR 0.105
Link do site pra download:http://www.arcadebr.com.br
OBS: Galera, o link do MameBR0.105 não está funcionando, então resolvi upar pra galera não ficar na mão, segue o link:

Link 1:
http://rapidshare.com/files/2853067/mame32br-i686v0.105b.exe.html

Outras ótimas versões do MAME (estão em Inglês, mas com este GUIA é fácil configurá-la):
Mame32 FX (sempre atualizada, mas sem suporte online)
Mame32k 0.67 (com suporte online via Kaillera – mais leve e menos jogos)
Link 1:Mame32 Plus! Plus! 0.119 (com suporte online via Kaillera – mais pesada e mais jogos)
Link 2:Mame32 Plus! Plus! 0.119

Referências para a construção do guia rápido:
http://www.mameworld.net
http://www.neofighters.com.br
Tutorial elaborado por: Boca-Fox

Instale o Mame em algum diretório de sua preferência, a disponibilidade padrão de diretórios do Mame BR 0.105 ficam como na imagem abaixo:

null

Vamos entender cada uma das pastas:

ARTWORK: Aqui você coloca as Artworks, são as artes finais de fundo para alguns jogos.

BCKGROUND: Aqui fica a imagem de fundo do Front-End do Mame.

CABINETS: Aqui você coloca as imagens dos gabinetes dos arcades.

CFG: Aqui ficam alguns arquivos de configuração particular de cada jogo, estas informações são geradas automaticamente quando você roda um jogo.

CPANEL: Aqui ficam as imagens dos painéis dos arcades.

CTRL: Aqui ficam as configurações para joysticks, não encontrei informações concretas sobre esta pasta, mas aparentemente é criado automaticamente.

DOCS: Aqui ficam os arquivos de leitura do Mame.

FLYERS: Aqui você coloca os flyers do Mame, que na verdade são os panfletos (banners) de divulgação dos jogos.

FOLDERS: Aqui ficam arquivos gerados automaticamente pelo MAME, neles estão informações como: seus jogos favoritos, categoria de cada jogo, etc.

FONT: Aqui você pode colocar fontes alternativas. É a fonte usada no Front-End.

ICONS: Aqui você coloca os ícones que você baixa em sites especializalizados.

INI: como a própria pasta diz, são arquivos de inicialização do emulador.

IPS: Aqui você coloca arquivos IPS de alteração para os jogos.

LANG: Aqui você coloca arquivos para a tradução do Mame, mas no nosso caso, o Mame já está em português.

MARQUEES: Aqui ficam as imagens do Marquee dos arcades, que são aqueles adesivos que ficam no top dos arcades.

MEMCARD: Aqui, ficam os arquivos de save dos jogos.

NVRAM: Aqui ficam arquivos que armazenam arquivos de configuração de alguns jogos, são gerados automaticamente pelo emulador.

SAMPLES: Aqui ficam arquivos de áudio requeridos por alguns jogos.

SNAP: Aqui ficam armazenadas, as screens que você mesmo tira dos jogos.

TITLES: Aqui ficam as imagens da tela-título dos jogos.

OBS: O amigo Goro’s Lair fez um tópico interessante sobre as Pastas (Folders) e Folders extras do Mame que vale a pena ser conferido. Vejam aqui os Arquivos, Folders e Folders Extras para o Mame 32!

Após instalar o Mame, ao abrí-lo você verá uma tela como esta:

null

Quando você executar o Mame32 pela primeira vez, ele fará uma busca automática dos jogos disponíveis na pasta que você configurar como pasta de roms. Caso queira atualizar a lista de roms, é só apertar F5 com o emulador aberto.

Vamos para as configurações, que é a parte mais importante do tutorial.

OPÇÕES

Vá em OPÇÕES e depois em DIRETÓRIOS, surgirá a seguinte tela, onde você poderá configurar várias pastas distintas! Em uma delas você guardará as ROMs e as BIOs (este procedimento é muito útil, caso você separe as roms por sistemas. Ex: Neo Geo, CPS1, CPS2 e Arcade em geral). Veja abaixo:

null

Clique no botão INSERIR, ele abrirá uma janela, onde você poderá explorar seu HD e adicionar pastas separadamente.

Vá em OPÇÕES e depois em PROPRIEDADES DE JOGO PADRÃO… surgirá a janela abaixo, onde faremos as configurações principais do MAME:

null

Na aba TELA, tem as seguintes opções:

RODA EM JANELA: Você rodará o jogo em modo janela, usando a resolução pré-estabelecida em outra opção que veremos mais adiante.

INICIAR MAXIMIZADO: Inicia a emulação usando toda a área da janela estabelecida.

FORÇA ASPECTO DE VÍDEO: Esta é uma opção importante e, por falta de conhecimento dos players, causa um desconforto visual em determinados jogos. Caso você a deixe desabilitada, alguns jogos como os da série 19XX e a maioria dos jogos de shooters (nave-tiro), ficam esticados na tela, gerando uma distorção no jogo, habilitando esta opção, o jogo se comporta como o original, mantendo um visual mais agradável para se jogar. Faça um teste e você entenderá facilmente o que estou exemplificando.

THROTTLE: Permite que o Emulador controle a velocidade da emulação automaticamente (indico que a deixe habilitada).

ROTAÇÃO: Você pode rotacionar a tela à vontade, até deixa-la de ponta-cabeça. É útil pra quem tem aqueles gabinetes de arcade, onde você pode girar o monitor para jogar de forma melhor os Shooters, ou melhor ainda, pra quem tem um monitor LCD, em que você pode também girá-lo! É uma opção interessante pra quem se enquadra nas opções que a ferramenta oferece.

TELA: Não consegui habilitar esta opção, não sei pra que serve.

PULO DE QUADRO: Opção importante pra quem tem problemas com a velocidade da emulação (recomendo deixar em automático).

CORREÇÃO DE GAMA: Aqui você altera as opções de contraste do jogo.

CORREÇÃO DE BRILHO: Opção auto-explicativa, com ela, você altera o brilho do jogo.

BRILHO EM PAUSA: Quando você PAUSA um jogo (use a tecla P para pausar o jogo), o mesmo passa a usar o brilho defino nesta opção. Indico usar a opção padrão do emulador, pois assim você identifica, de forma fácil visualmente, quando um jogo está em pausa.

Agora vamos à aba AVANÇADO:

null

USAR DIRECT DRAW: O desenvolvedor do emulador, recomenda que se deixe esta opção habilitada, pois pode causar perda de performance considerável em alguns jogos.

BUFFER TRIPLO: Melhora a performance do vídeo, caso a sua placa de vídeo suporte Triple Buffer.

IGUALA TAXA DE ATUALIZAÇÃO DO JOGO: Faz com que a emulação rode na freqüência original para o qual o jogo foi programado! Cuidado, pois se o jogo rodar em freqüência muito alta, poderá fazer seu monitor super aquecer, recomendo deixar desabilitada.

SINCRONIZA À TAXA DE REFRESH DO MONITOR: Faz com que o emulador descarte a freqüência original do jogo e faça-o rodar na freqüência do monitor (recomendo que você deixe ligado).

ESPERA PELA SINCRONIA VERTICAL: É indicada pelo programador para deixá-la habilitada… evita bugs gráficos.

TROCA DE RESOLUÇÃO e TROCA DE PROFUNDIDADE DE CORES: Estas opções vêm travadas.

RESOLUÇÃO: Evite problemas, deixe em AUTO.

ESTICA USANDO HARDWARE: Caso você tenha uma placa de vídeo AGP de até 8MB, deixe habilitado.

CLEAN STRETCH: Deixe em AUTO.

FULL SCREEN BRIGHTHINES: Controla o brilho quando você usa Full Screen.

EFEITOS: Experimente todos e use o que mais lhe agradar.

IMAGE ENHANCEMENT: Aqui você encontra diversos filtros gráficos, bem mais dos que você encontra na maioria dos Mames por aí. Teste todos e use o que mais lhe agradar. Recomendo o Kreed’s Super Eagle.

Agora vamos à aba DIRECT 3D

null

USAR DIRECT 3D: Caso você tenha uma placa 3D de no mínimo 8MB, deixe esta opção ligada.

USE TEXTURE MANAGEMENT: Desabilite esta opção somente se você notar problemas.

ROTATION OF EFFECTS FOR ROTATED GAMES: Desabilite esta opção somente se você notar problemas.

INTERPOLATION METHOD: Recomendo usar o BILINEAR, testei todos, mas alguns apresentaram problemas em alguns jogos pesados.

EFFECT: Deixe desligado

PRESCALE: Deixe novamente em AUTO, pode evitar muitos jogos de ficarem borrados.

SCANLINE INTENSITY: Controla as scanlines (linhas na tela), caso você as habilite.

FEEDBACK STRENGTH: Não mexa aqui, mexi e vira caca! Caso você altere, desabilite a opção EFFECT.

FORCE ZOOM LEVEL: Deixe como está.

Agora vamos à aba SOM:

Esta seção dispensa maiores explicações, deixe como na imagem abaixo:

null

Agora vamos à aba CONTROLES:

null

HABILITA JOYSTICK: Opção auto explicativa, selecione esta opção caso você use algum controle.

HABILITA MOUSE: Opção auto explicativa! Selecione esta opção caso você queira usar o mouse em determinados jogos, como Letal Enforces, Area51, que são jogos de tiro.

HABILITA STEADKEY: Bom, esta é uma opção que, na teoria, resolveria os casos de você precisar usar mais de 2 teclas simultâneas no teclado. Segundo as informações deixadas pelo programador do emulador, com esta opção habilitada, é possível usar mais de 3 teclas ao mesmo tempo, mas na prática não parece muito eficiente.

HABILITA MOUSE ATRAVÉS DAS SETAS: Você pode controlar as funções do mouse com as setas do teclado.

HABILITA PISTOLA LASER: Não consegui habilitar, talvez precise de uma pistola laser instalada no PC para funcionar.

RECARREGAR ATIRANDO FORA DA TELA: Não consegui habilitar, talvez precise de uma pistola laser instalada no PC para funcionar.

DUAS PISTOLAS LASER: Não consegui habilitar, talvez precise de uma pistola laser instalada no PC para funcionar.

ANALOG DEADZONE: Aqui você pode alterar a sensibilidade do seu joystick analógico.

LAYOUT PADRÃO DE INPUT: Use a opção padrão do emulador, pois as outras são muito raras de você usar. Mesmo porque, a opção padrão atende a todas as exigências de todos os joysticks.

HABILITA LED DO TECLADO: Não entendi a real função desta opção e também não encontrei nada referente à mesma.

CONTROLLER ID LAYOUT: Caso você use joysticks ou pads, habilite um ID para cada dipositivo. Por exemplo, se você tem um joystick e um volante, habilite duas ID, como é o meu caso. Veja na imagem abaixo, que o controle 1 usa a ID1 e o volante usa a ID2.

Agora vamos para a aba CONTROLLER MAPPING:

Pessoal, ainda estou procurando documentações sobre as funções desta aba. Mandei um E-Mail pro pessoal do arcabebr.com.br solicitando informações sobre estas funções, que pelo visto são interessantes para o uso de vários tipos de joysticks, volantes, pistolas, etc. Assim que receber a documentação atualizo esta parte.

Caso alguém tenha as documentações ou saiba como usar as opções, passa uma MP ou pode colocar aqui mesmo.

Agora vamos para a aba MISTO:

null

HABILITA TRAPAÇAS (TRUQUES) NO JOGO: Caso você tenha baixado o cheat.dat, habilitando esta opção, você poderá usar cheats (truques) nos games.

LOG DE ERRO: Deixe desabilitada, esta é uma função usada para gerar log de erros, para consulta de programadores.

SLEEP WHEN POSSIBLE: Diminui o uso do processador sempre que possível, economizando energia.

USAR SISTEMA TEMPORIZADOR RDTSC: Opção interessante para quem queira montar um arcade caseiro com sistema de temporizador. Não tenho como testar esta opção por falta de documentação.

PULAR INFORMAÇÃO DE JOGO: Esta é uma opção que vai agradar 100% dos usuários do fórum (site)! Habilitando esta opção, não será exibida aquela mensagem desagradável que ao final você tem que digitar as teclas O K.

AUTO RESTORE AND SAVE: Na prática não funcionou ou eu não soube interpretar a documentação. Era pra salvar automaticamente em determinado ponto. Mas só consegui salvar manualmente.

DISABLE SECOND MONITOR EMULATION: Deixe habilitado.

CONFIRM BEFORE EXITING GAME: Não exibe a confirmação de saída do jogo. Eu deixo-a habilitada, pois evita saídas acidentais do jogo.

AUTO PAUSE WHEN PLAYBACK IS FINISHED: Pausa a emulação quando é finalizada a gravação.

OBS: As demais opções, deixem-nas como padrão.

Agora a aba VETORIAL:

null

MOSTRA VETORES ANTIALIASED: Habilitando esta opção, é aplicado um filtro que suaviza os serrilhados em gráficos de jogos que utilizam vetores, como é o caso do Star Wars. Caso a emulação apresente lentidão, desabilite-a.

MOSTRA VETORES TRANSLÚCIDOS: Simula alguns efeitos translúcidos de alguns arcades.

As três opções seguintes, você pode configurar conforme seu gosto. Elas são ajustes gráficos de vetores, onde você pode aumentar o brilho das cintilações que alguns jogos produzem, o nível de antialising.

Aba BIOS:

null

Deixe com a configuração padrão do emulador! Só altere alguma coisa caso a documentação do jogo indique uma BIOS específica.

CONFIGURAÇÕES “IN GAME”

Agora vamos às configurações com a emulação em andamento.

Para isso, execute o emulador e rode um jogo qualquer! Mas, antes de tudo, vamos aos controles padrões do emulador:

TECLAS DE ATALHO

5,6,7,8: Teclas para inserir créditos (dos jogadores 1, 2, 3, 4, respectivamente).
1,2,3,4: Teclas de START para os jogadores 1, 2, 3, 4, respectivamente.
9, 0: Inserir Service (Obrigatório em alguns jogos).
F1: Habilita/Desabilita efeito de raster em alguns jogos, como em Super Sidekicks 2, por exemplo.
F2: Entra na seção de testes (set up) do arcade usado.
F3: Reseta o jogo.
F4: Exibe a paleta de cores.
F7: Carrega um jogo gravado.
Shift+F7: Salva seu jogo. Você tem vários slots para isso, de 1 a 10, por exemplo.
F8: Diminui a velocidade dos frames durante o jogo.
F9: Aumenta a velocidade dos frames durante o jogo.
F10: Aumenta drasticamente a velocidade dos jogos.
F11: Mostra informações interessantes sobre os frames.
Left Shift + F11: Função usada por programadores.
F12: Salva (tira uma foto) uma imagem da tela atual na pasta snaps (é a mesma função do print screen).
P: Pausa o jogo.
Shift + P: Pula um frame quando o jogo está pausado.
Esc: Sai do jogo.
“~” ou “?”: Controle de volume.
Tab: Acessa o menu de configuração in-game do MAME.

CONTROLES:

SETAS: Controlam o jogador 1 (direcionais)
Left Ctrl: Botão 1 de ação do jogador 1
Left Alt: Botão 2 de ação do jogador 1
Space Bar: Botão 3 de ação do jogador 1
Left Shift: Botão 4 de ação do jogador 1
Z: Botão 5 de ação do jogador 1
X: Botão 6 de ação do jogador 1

R,F,G,D: Controlam o jogador 2 (direcionais)
A: Botão 1 de ação do jogador 2
S: Botão 2 de ação do jogador 2
Q: Botão 3 de ação do jogador 2
W: Botão 4 de ação do jogador 2

Comandos usados especificamente pelos jogos da Playchoice:

5: Adiciona tempo ao jogo.
0: Seleciona o jogo.
1: Alterna entre jogo para um ou dois players.
2: Dá start no jogo.

OPÇÕES IN GAME

Para ter acesso ao menu das opções in game, é só usar a tecla TAB e um menu surgirá. Caso você não pause a emulação usando a tecla P, o jogo continuará rodando enquanto você altera as opções. Recomendo pausar antes para fazer suas alterações.

Use as setas do teclado para selecionar as opções, a tecla ENTER para entrar nas opções desejadas e a tecla ESC para voltar uma tela atrás.

null

INPUT (GERAL):
Aqui você define configurações gerais para todos os jogos

INPUT (ESTE JOGO):
Aqui você define configurações gerais para o jogo que está em execução.

BOTÕES CUSTOMIZADOS:
Aqui você pode customiza botões, não consegui usar.

CONFIGURAÇÃO DO TIRO AUTOMÁTICO:
Aqui você ativa alguma tecla ou botão para disparar continuamente, é como funciona o antigo rapidfire do antigo Master System. É indicado para jogos shooters, como os de naves.

DIP SWITCHES:
Aqui você pode modificar a dificuldade dos jogos, com quantos pontos você receberá vida extra, com quantas vidas você iniciará o jogo entre outras utilidades (é uma espécie de OPTIONS para o arcade).

INFORMAÇÃO DIDÁTICA:
Algumas informações referente ao jogo atual, mas é preciso de um arquivo DAT para que você tenha estas informações, algo raro de se encontrar, mesmo no site oficial do emulador.

INFORMAÇÃO DO JOGO:
Informações técnicas do jogo atual, como, processador utilizado, resolução da tela, dispositivo de som, ano de lançamento entre outros.

DOCUMENTOS DO JOGO:
Informações diversas sobre o jogo, como história, lista de comandos (é preciso o DAT) e outras informações.

TRAPAÇA (TRUQUE):
Aqui você ativa e cria seus cheats! É preciso do cheat.dat para que os chets estejam disponíveis. O link para o site com o cheat.dat atualizado, você encontra na primeira seção deste tutorial.

RESETAR JOGO:
É óbvio, reseta o jogo, a mesma função da tecla F3.

RETORNAR AO JOGO:
Sai da tela do MENU e volta ao jogo.

OPÇÕES IN GAME – DETALHES

INPUT (GERAL):

null

USER INTERFACE:
Aqui você muda várias opções padrões do emulador, como acesso ao menu in-game, resetar o jogo, etc, não recomendo mudar nada nesta parte, a não ser que você queira.

PLAYER 1 CONTROLS:
Aqui você estabelece os comandos específicos para cada botão, se você usa joystick, essa mudança é obrigatória, vamos ver:

null

OBS:Veja que eu uso o joystick, mas você pode usar seu teclado.

Para alterar as teclas padrões, você tem de selecionar o comando desejado usando as setas e apertar ENTER, então você aperta o botão do joystick ou a tecla do teclado desejada e aguarde um momento até que a alteração seja concluída.

É só repetir o precedimento até deixar os controle conforme desejado.

ATENÇÃO: As alterações feitas nesta opção, valerão para todos os jogos que você tem!

INPUT (ESTE JOGO):

null

Você irá usar muito esta opção, pois com ela, você define configurações específicas para o jogo que você está rodando atualmente. Então, nestas condições, as configurações definidas na opção anterior serão anuladas.

A forma de alterar é a mesma da opção anterior.

CONFIGURAÇÕES DE TIRO AUTOMÁTICO:
Opção importante pra jogos no estilo shooter, pois nela você define uma ou mais teclas para serem disparadas continuamente. Para tanto, é só seguir o mesmo método das duas opções anteriores.

DIP SWITCHES:
Opção bastante usada, pois pode-se alterar funções interessantes, uma delas é a dificuldade dos jogos, habilitar continue, veja um exemplo:

null

TRAPAÇA (TRUQUES):
Com certeza muitas pessoas vão gostar desta opção.
Ao entrar, vá logo para a primeira opção: HABILITAR/DESABILITAR TRAPAÇA (TRUQUES): e veja quais são as trapaças disponíveis para o jogo atual:

null

OBS: É obrigatório que se tenha o arquivo cheat.dat para que esta opção funcione! Para isso, basta baixá-la e descompactá-la na pasta principal do emulador.

DETALHES EXTRAS

Acesse este link: http://www.mame.net/downmisc.html

Baixem os arquivos:

HISCORE.DAT Salva os recordes dos seus jogos automaticamente. Mesmo que você desligue o computador e venha jogar outro dia, os seus recordes ficam salvos.

HISTORY.DAT Tem informações adicionais de vários jogos, como curiosidades, história do jogo entre outras informações.

MAMEINFO.DAT Informações diversas sobre a emulação de vários jogos.

Descompacte todos eles na pasta principal do emulador.

Estou adicionando algo que o Photek / FXD (membro do Fórum Uol Jogos e do Fórum RETROBITS) encontrou e que é muito bom, segue o post dele:

“Ontem estava jogando MK2 e tive que olhar de um site os golpes dos personagens, pois não lembrava dos golpes. Aí conversando com um amigo no Mirc, ele me disse que no Mame já tem opção de ver os golpes de alguns jogos dentro do jogo, basta ter o arquivo ‘command.dat’ que pode ser baixando do site abaixo:

http://home.comcast.net/~plotor/command.html

No arquivo leia-me explica o jeito de se usar o arquivo. Não sei se já deram essa dica, pois não li todos os tópicos, de qualquer forma deixo essa dica que é muito útil nos jogos de luta.”
null

Valeu, Photek!

DICAS EXTRAS

Encontrei um amigo no Kaillera, que me passou um item importante.

Existem alguns botões do Kaillera que ficam bugados no Windows XP.

Para corrigir isso, é só alterar o tema do Windows XP para o estilo “clássico”.

Excelente dica do amigo RetalhadorX.

IMAGENS DE ALGUNS JOGOS EMULADOS

Final Fight
null

Teenage Mutant Ninja Turtles
null

Mortal Kombat II
null

Street Fighter III – Third Strike
null

Eco Fighters
null

Toki
null

Metal Slug
null

Mace – The Dark Age
null

Bom, galera do RETROBITS e visitantes, ainda existe muita coisa a ser explorada, não pensem que é só isso, mas esta é a parte “grossa” da coisa, e o mais importante: espero ter ajudado.

Gostaria muito que vocês dessem sugestões, apontassem erros, adicionassem conteúdo, fizessem críticas construtivas – as destrutivas eu dispenso, obrigado – mas gostaria mesmo que vocês participassem, pois eu não preciso deste tutorial, eu por mim, sempre corro atrás do que preciso e dou meu jeito, fiz isso para ajudar os players e espero que eles usufruam, e bem, deste tutorial e que seja de referência para muitos amigos aqui.

Aos poucos vou completando com informações colhidas na net e pelos amigos aqui do fórum e de outras fontes.

QUEM QUISER POSTAR ESTE TUTORIAL EM OUTRO FÓRUM OU SITE, FIQUE À VONTADE! ELE FOI FEITO PARA TODA A COMUNIDADE E SÓ PEÇO, POR FAVOR, QUE NÃO ALTEREM NADA E QUE DEIXEM OS DEVIDOS CRÉDITOS A QUEM AJUDOU E A MIM, BOCAGAMES@YAHOO.COM.BR. OBRIGADO GALERA!

Fonte de pesquisa:
http://www.google.com.br
http://mamedev.org
documentação do Mame
http://www.snk-neofighters.com.br

Falou!