Primeiramente é importante lembrar de que este maravilhoso tutorial foi feito pelo nosso grande amigo PREDAS (membro de nosso fórum), que gentilmente nos cedeu a possibilidade de publicá-lo na página principal do site. O meu trabalho? Apenas editei-o para o PREDAS.

Galera, fiz aqui e achei “superinteressante” para quem não conhece como atualizar as roms do mame automaticamente pela internet via bittorrent!

Introdução

A idéia é ter uma maneira de atualizar as roms do MAME mais facilmente a cada nova versão; conseqüentemente, não precisar ficar pegando uma rom aqui ou acolá pela internet manualmente. Para tanto, criaram ferramentas que administram as roms, de modo que todas as pessoas tenham os mesmos arquivos, facilitando, assim, a troca dos arquivos.

Aqui vamos mostrar, passo a passo, como atualizar suas roms para a última versão do MAME. Quanto mais roms você já tiver, menos precisará baixar (logicamente).

1 – Ferramentas Necessárias

2 – “Auditando” suas roms

Primeiramente deve-se “auditar” as roms que você tem, isto é, verificar se as roms que você tem estão corretas (nome, crc, etc..) e quais roms estão faltando. Para isso, usamos o Clrmame. Depois de instalá-lo, crie um profile:

null

Em executable, aponte para o mame.exe da versão que você quer verificar as roms, em description um nome qualquer. Clique OK.

Selecione o profile recém criado e clique em LOAD, aparecerá a seguinte tela:

null

Clique em SETTINGS e, logo após, em ADD; então, selecione a pasta onde estão suas roms:

null

Dê OK e volte para a tela principal do programa! Agora, clique em SCANNER:

null

Configure como a imagem acima e clique em SCAN. O programa vai “escanear” todas as suas roms e tentar consertar as que estiverem com nome errado ou fora de lugar. Ao final do processo, será gerado um relatório como este:

null

Ele indica quantas roms estão faltando e as correções que foram feitas. Quanto mais certas estiverem as roms, menos você terá de baixar via bittorrent.

3 – Torrentzip – “Recompactando” as roms.

Quando se compacta a rom para zip – dependendo do grau de compactação – geram-se arquivos ligeiramente diferentes no tamanho e crc. Para uniformizar isso e permitir que o compartilhamento das roms seja universal, criaram o torrentzip, que vai “recompactar” todas as suas roms, de modo que o bittorent reconheça na hora de baixar e não ser necessário refazer o download.

Após baixar o programa, descompacte-o na mesma pasta das suas roms.

Abra o prompt do DOS (no windows xp: Iniciar / Executar / digite cmd / enter) mude para o diretório onde estão as roms:

null

Agora, digite o comando ” trrntzip . ” (o ponto indica para o programa procurar as roms no diretório atual).

Vai demorar um tempo até finalizar, dependendo do número de roms que você tem, e da velocidade do computador.

No meu AMD Athlon64 3000+ demorou cerca de 3 horas e meia! Mas esse procedimento só precisa ser feito uma vez, nas próximas atualizações de roms, elas já estarão certas.

Ao final o programa vai gerar um relatório como este:

[2005/07/25 - 23:56:37] Execution time 3 hours 36 mins 14 secs
[2005/07/25 - 23:56:37] Checked 5680 zip files.
[2005/07/25 - 23:56:37] 5680 files were successfully rezipped.

4 – Baixando as roms que faltam.

Primeiramente deve-se baixar o .torrent que o pessoal usa pra atualizar as roms, recomendo a deste site: http://full.pleasuredome.org.uk/ , é preciso registrar-se, mas vale a pena. Ele possui roms para vários consoles, além de artworks diversos.

Depois de instalar o Bittornado (ou outro cliente bittorrent de sua preferência), carregue o .torrent que tem todas as roms do mame e mande baixar na pasta das suas roms. Ele vai verificar as roms que você já tem e mostrar a porcentagem:

null

Veja que, no meu caso, 97,9% das roms já estão ok, então o programa só vai baixar os 2,1% que faltam. Quando acabar de baixar:

null

Download Succeeded!!

5 – Verificando se está mesmo completo.

Para verificar se a sua coleção de roms está mesmo completa, é só rodar o SCANNER do Clrmame novamente e veja o resultado:

null

Missing Sets, Missing roms, tudo zerado! Parabéns, você completou sua coleção de jogos do MAME!

Nas próximas atualizações do emulador, basta baixar o novo torrent e mandar baixar em cima da pasta com as roms antigas; só serão baixadas as roms novas. Não é necessário “recompactar” tudo novamente. Boa Diversão!