A história do grupo The Black Mages começou por volta do ano de 2002, quando Kenichiro Fukui e Tsuyoshi Sekito, dois músicos que há anos têm criado trilhas de videogame e que na época eram funcionários da Square Enix, decidiram rearranjar várias das músicas da série Final Fantasy dentro do estilo rock, o que acabou agradando a Nobuo Uematsu, pois o mesmo é fã do estilo. A satisfação com o resultado foi tanta, que Uematsu decidiu então formar uma banda com Fukui e Sekito, para gravar as suas músicas neste “formato”… surgia então o grupo The Black Mages.

No dia 19 de Fevereiro de 2003 era lançando o álbum auto-intitulado do The Black Mages, trazendo 10 temas de batalhas de diversos jogos da série Final Fantasy. O primeiro trabalho do The Black Mages foi um estrondoso sucesso, fazendo então com que Uematsu decidisse organizar um concerto em tributo ao álbum. Fukui escolheu tocar teclado enquanto que Sekito ficou com o posto de guitarrista. Mas somente estes dois grandes músicos não seriam suficientes para tocar todos os arranjos complexos das músicas em um show ao vivo.

Foi então que alguns membros da Square Enix se uniram ao projeto: Keiji Kawamori ficou com o posto de baixista, Michio Okamiya com a segunda guitarra e Arata Hanyuda com a bateria. E claro o mestre Uematsu foi intimado a ficar com a função de segundo tecladista do grupo. Em 26 de Abril de 2003 em Tokyo, o banda The Black Mages faria então sua primeira apresentação ao vivo, e no mesmo ano, mais precisamente no dia 3 de Novembro, o grupo participaria do Festival da Universidade de Kanagawa, fazendo um set de pouco mais de 30 minutos.

No começo de 2004, Uematsu fez o anúncio que tinha a intenção de lançar um novo trabalho de estúdio do The Black Mages ainda naquele ano, sendo que no mês de Julho, após um certo período de “silêncio”, o mestre declarou que o segundo álbum já se encontrava em fase de gravações. O mesmo acabou sendo lançado somente no final do ano, mas precisamente em 22 de Dezembro, sob o título de The Black Mages II: The Skies Above.

O segundo álbum trazia temas da série Final Fantasy, mas não somente canções de batalhas como foi o caso do primeiro trabalho de estúdio do grupo. Desta vez até mesmo a participações de vocalistas ocorreu em dois temas, sendo que a música “Otherworld“, tema vindo do jogo Final Fantasy X, foi cantado por Kazco Hamano, e a faixa-título do álbum, derivado do mesmo jogo, foi interpretada por Tomoaki Watanabe. No ano de 2005 o grupo faria três distintas apresentações no Japão, para apresentar ao vivo as suas novas músicas.

Ainda em 2005, o grupo gravaria vários temas para a trilha sonora do filme Final Fantasy VII: Advent Children, sendo que a canção dedicada ao vilão Sephiroth, “One-Winged Angel“, acabou sendo a música de maior sucesso deste trabalho.

O terceiro e último álbum do The Black Mages seria lançado apenas em 19 de Março de 2008: sob o título de The Black Mages III: Darkness and Starlight este trabalho trouxe novamente temas interessantes das mais diversas épocas da série Final Fantasy, onde o grande destaque foi exatamente a faixa-título, por tratar-se de um dos mais longos temas da série: a clássica música da cena da ópera de Final Fantasy VI!

Ainda não se sabe quando um novo trabalho do The Black Mages será lançado, mas quando isto ocorrer muitos fãs de Uematsu com certeza irão comprá-lo! Se você que está lendo este post nunca teve a oportunidade de escutar as músicas do grupo The Black Mages e gostaria de fazer isso, aconselho a visitar os seguintes “MySpaces”: The Black Mages Fan Page e The Black Mages VII. Feito por fãs da banda, eles tornam possível a audição de temas clássicos como o Battle Theme de Final Fantasy VI, por exemplo.