Eu já postei aqui no RETROBITS um artigo onde eu “juntei” os 10 Maiores Vilões dos Video Games, na minha opinião. Seguindo os mesmos moldes, traga agora um artigo com os 10 Maiores Heróis dos Video Games!

E assim como foi feito no artigo sobre os vilões, neste aqui entraram somente heróis que tiveram sua origem nos games mesmo, pois do contrário eu seria obrigado a incluir na lista heróis originários de filmes ou de livros, que acabaram se tornando games posteriormente.

E eu gostaria também de deixar bem claro para os colegas que gastarem seu tempo lendo este artigo, que os heróis abaixo são apenas os meus preferidos, não sendo eles propriamente os Maiores Heróis dos Video Games de uma maneira geral, ainda mais que isso é algo que sempre vai variar de acordo com o gosto pessoal de cada gamemaníaco. Seria legal que os colegas que lerem este artigo usassem a parte dos comentários para dizer quais dos heróis que não entraram na minha lista que estariam de maneira obrigatória em uma que fosse feita por eles.

Bem, confiram então abaixo (não colocados em ordem de preferência, já que gosto de ambos praticamente da mesma forma) os meus heróis preferidos do mundo dos games:

Mario (Série Mario Bros)

Seria até um pecado mortal não incluir numa lista dessas o narigudo da Nintendo. Mario é um dos heróis mais clássicos dos games! E ele também é corajoso e gente boa: já enfrentou um gorila imenso só para salvar sua namorada, salvou a terra dos sonhos, e resgatou inúmeras vezes a princesa Peach sem cobrar nenhum centavo!

Muitas vezes teve o auxílio de seu irmão Luigi, mas na maioria dos casos teve sucesso mesmo atuando sozinho em suas difíceis missões. Curiosamente é um cara que já teve os mais diferentes empregos: Mario já foi carpinteiro, encanador, médico, pintor, cozinheiro, lutador, piloto de kart, entre outras tantas profissões. Mas é no papel de Super Herói que Mario atua com mais frequência.

Sonic (Série Sonic)

O ouriço super-sônico da SEGA é outro herói clássico dos games com fama no mundo inteiro. Sonic está sempre lutando contra o maléfico Dr. Eggman, cientista que possui a doentia ideia de sempre transformar todos os pobres animaizinhos da floresta onde o ouriço mora em robôs ao seu inteiro comando e dispor.

Sonic já protegeu as Esmeraldas do Caos diversas vezes, impedindo que elas caíssem na mãos sujas de Eggman, pois do contrário, o cientista maluco poderia então satisfazer seu mais horrendo desejo: construir sua cidade utopiana Eggmanland.

Para alegria de todos, Sonic sempre dá conta do recado, frustrando os malignos planos de Eggman. O ouriço tem a sorte de poder contar com vários amigos, onde se destaca o “escudeiro” Tails, para ajudá-lo em sua eterna missão de manter a paz no mundo.

Link (Série The Legend of Zelda)

Link é mais um herói épico criado pela mente brilhante de Shigeru Miyamoto.

Por diversas vezes Link foi o responsável pelo salvamento da princesa Zelda e também pela própria salvação de seu mundo, Hyrule, que é constantemente ameaçado pelo terrível Ganon.

Extremamente corajoso praticamente desde o berço, Link é um herói que não deixou de agir contra as forças do mal mesmo quando ele não passava de uma criança inocente.

Possui uma grande habilidade no manejo de espadas, ao mesmo tempo que é capaz de utilizar com precisão seus escudo para se defender dos ataques inimigos. Possui também uma excelente pontaria quando faz o uso de um arco e flecha.

Alex Kidd (Série Alex Kidd)

O príncipe do reino de Radaxian é um herói que “curte” uma aposentadoria atualmente, tendo feito apenas participações especiais em alguns games mais recentes da SEGA, mas possui um valor histórico suficiente para o fazer merecedor de ser citado numa listagem como essa.

Alex Kidd treinou durante anos no Monte Eterno e com isso passou a ter força suficiente para destruir rochas com os próprios punhos! Ao descobrir que ele na verdade pertencia a uma família real que estava passando por uma situação difícil, ele não pensou duas vezes para partir para lá e salvar seus familiares, o que serve para demonstrar o caráter heróico que ele possui.

No passado foi o mascote da SEGA, até ser “destronado” pelo ouriço Sonic. Mesmo assim é um personagem que muitos fãs ainda possuem respeito e admiração, sendo que muitos até sonham em um dia verem um novo jogo com o príncipe orelhudo como personagem principal…

Solid Snake (Série Metal Gear)

Muitos conheceram o personagem Solid Snake somente a partir do clássico Metal Gear Solid, lançado em 1997 para o PlayStation, mas o herói de guerra já havia estrelado outros games no passado, que foram lançados para o MSX e também para o NES.

Solid Snake é uma combinação de espião, agente de operações especiais e soldado, sendo que ele é ainda um clone do lendário Big Boss, um dos maiores soldados que já existiu no mundo, e que no passado foi morto por ninguém menos que o próprio Solid Snake, quando ele estava cumprindo uma de suas missões.

Snake tem todas as habilidades necessárias para ser capaz de se infiltrar em qualquer base inimiga sem que sua presença seja percebida, além de contar com uma vasta experiência com armas de fogo e técnicas de luta corpo a corpo. É quase que um soldado perfeito… uma silenciosa arma de guerra! Mesmo que seu criador, Hideo Kojima, tenha declarado que o game Metal Gear Solid 4 foi a última missão de Snake, fãs do mundo inteiro ainda esperam por mais um game com este lendário personagem.

Mega Man (Série Mega Man)

O simpático robô azul da Capcom é um dos mais populares heróis criados para o universo dos games. Inicialmente Mega Man havia sido feito unicamente para ser um assistente de Dr. Light, que o tratava como se fosse seu filho. Mas devido a loucura de Dr. Wily, que ficou com ciúme da popularidade de Dr. Light e por este tomar involuntariamente crédito sozinho de algo que ambos haviam trabalhado (neste caso os Robot Masters), Mega Man acabou sofrendo alterações e foi transformado em um robô de combate.

Dr. Light deu a Mega Man um braço canhão e a habilidade de aprender as técnicas dos outros robôs inimigos, que antes deveriam ser destruídos para que então Mega Man pudesse fazer uma cópia de seus dados. Durante anos travou batalhas contra Dr. Wily e outras forças do mal, sempre saindo vitorioso. Com o passar do tempo teve seu braço canhão melhorado, podendo acumular poder para disparar rajadas lasers ainda mais contundentes em seus pobres inimigos.

Mesmo com o surgimento de novas séries e sagas envolvendo o nome Mega Man que não traziam o personagem original (como as séries Mega Man X e Mega Man Zero), a popularidade do robôzinho azul continuou duradoura pelos anos, culminando no lançamento do aclamado Mega Man 9, com direito a gráficos e sonoridade dentro dos padrões dos primeiros games da série original.

Ryu Hayabusa (Série Ninja Gaiden)

O destemido ninja Ryu Hayabusa é mais um clássico herói da geração 8 bits. Com sua afiada espada “Dragão”, herdada de seu pai, Ryu travou várias batalhas contras as forças do mal, sainda sempre vitorioso. Derrotou Jaquio e Ashtar, dois vilões que planejavam dominar o mundo e transformá-lo em um lugar onde reinasse o caos e a destruição, além de travar um confronto direto com criaturas demoníacas.

Extremamente corajoso, Ryu possui ainda uma habilidade e agilidade fora do normal, tornando-o capaz de eliminar vários inimigos em poucos segundos. Seu manejo com diversas armas ninja, tais como espadas e shurinkens fazem dele uma arma mortal e silenciosa! Por ter se dedicado por muito tempo nos estudos das artes milenares ninja, Ryu ainda domina com facilidade várias artes secretas, fazendo com que ele tenha uma enorme vantagem frente aos seus inimigos.

Ruy também participou de algumas versões do torneio “Dead or Alive”, mas não simplesmente para aprimorar suas técnicas de luta, mas para derrotar Tengu, uma criatura de outra dimensão que ameaçava destruir o mundo. Não é preciso ser vidente para saber que Ruy saiu vitorioso de mais este confronto com as forças malignas…

Simon Belmont (Série Castlevania)

Simon é um descendente direto de Solieyu Belmont, e no ano de 1691, teve que lutar contra Dracula, que havia voltado a vida novamente. Usando o poder do chicote Vampire Killer, Simon consegue sair vitorioso, derrotando Dracula. Mas antes de morrer, o vampiro foi capaz de lançar uma maldição terrível, que afetaria não apenas as terras da Transylvânia, mas também a própria vida do Belmont.

Alguns anos após este eventos, Simon acaba descobrindo sobre a maldição que Dracula havia lançado sobre ele, antes de morrer. Se Simon não quebrar esta maldição, ele perderá sua vida em pouco tempo! Para impedir isso, o Belmont fica sabendo através de sábios anciões de seu vilarejo, que ele terá que reviver o Conde e depois queimá-lo. O Belmont teve então que percorrer as terras da Transylvânia e encontrar as 5 partes do corpo de Dracula, que eram guardados por fiéis servos do Senhor dos Vampiros.

Em seu plano diabólico, Dracula esperava que Simon morresse durante a tentativa de quebrar a maldição, e com ele toda a linhagem do clã Belmont. Com o clã destinado a lutar contra Dracula extinto, não haveria mais ninguém capaz de impedir seus planos quando o mesmo ressurgisse do mundo dos mortos mais uma vez. Mas Dracula havia subestimado a força do clã Belmont, pois Simon conseguiu juntar as partes de seu corpo no tempo necessário, fez com que o vampiro voltasse a vida, e o derrotou mais uma vez, para depois então queimá-lo, reduzindo seu corpo a cinzas, livrando-se assim da terrível maldição que o afligia.

Duke Nukem (Série Duke Nukem)

Se o Capitão Nascimento encontrasse um dia com este personagem aqui, com certeza diria: “Duke você é um fanfarrão”! Duke Nukem é assim mesmo: uma mistura de canastrão, soldado e cafajeste! Basta o mundo estar sofrendo invasões de seres extra-terrestres para as autoridades convocarem este “herói” para então colocá-los para correr, ou melhor, tranformá-los em amontoados de restos alienígenas que nem mesmo as mães dos pobres ets seriam capazes de reconhecer.

Duke tem um grande conhecimento em relação ao manuseio das mais diversas armas de destruição em massa, o que o torna um adversário para poucos. É hábil no campo de batalha e possui um pontaria de dar inveja aos maiores personagens dos filmes de ação que vemos por aí. Mas todo herói tem um ponto fraco, e em relação a Duke isto não poderia ser diferente: o cara muitas vezes pode passar horas se divertindo com “strippers” em clubes noturnos, se esquecendo até mesmo que possui uma missão a cumprir.

Duke Nukem possui uma coragem extrema, não tremendo nas bases nem mesmo quando tem que ficar frente a frente com aliens gigantescos armados até os dentes! E tenha certeza que após sair vitorioso de um combate, Duke ainda irá tirar sarro da cara feia do derrotado alien e irá procurar “tirar o atraso” com a mulher mais próxima, pois ninguém é de ferro.

Ryu (Série Street Fighter)

Outro Ryu na lista, mas seria impossível não citar o grande campeão de lutas de rua por aqui. O orfão Ryu foi criado por Gouken, que desde muito cedo o treinou em milenares artes marciais. Durante seu treinamento desenvolveu uma amizade com Ken Masters, que era pupilo de Gouken.

Após atingir certa idade, Ryu é aconselhado pelo seu pai adotivo e mestre, a viajar pelo mundo no torneio Street Fighter, onde ele poderia então melhorar suas técnicas. Já no primeiro torneio ele se sagra campeão, vencendo o grande lutador Sagat no final, que fica com uma enorme cicatriz em seu peito por causa do devastador golpe “Shoryuken” que é desferido por Ryu.

Após voltar vitorioso para casa, Ryu descobre que seu mestre havia sido morto por Akuma. Transtornado, Ryu passa então a viajar ao redor do mundo a procura do assassino, chegando a travar um combate com ele certo tempo depois, mas o combate acaba terminando sem um vitorioso. Ryu já participou de vários torneios de luta ao redor do mundo, sendo que conseguiu se sagrar campeão em vários deles. Sua seriedade extrema, e sua total dedicação no aprimoramento de suas técnicas, o torna um adversário temido e admirado por todos que ousam cruzar o seu caminho.

Menções honrosas:

Abaixo segue mais alguns nomes de heróis que poderiam muito bem estar dentro deste Top, caso ele fosse um Top 20 e não 10:

Cloud (Final Fantasy VII), Alucard (Série Castlevania),Joe Musashi (Série Shinobi), Donkey Kong (Série Donkey Kong Country), Fox McCloud (Série Star Fox), Crono (Chrono Trigger), Haggar (Série Final Fight), Ax-Battler (Série Golden Axe), Haohmaru (Série Samurai Shodown) e Axel (Série Streets of Rage).

Mas só tem homem nessa lista!!!!

Os amigos devem ter notado que só foram citados nomes de heróis masculinos nestes dois artigos onde eu procurei juntar os 10 Maiores Heróis dos Video Games. O lance é que as heroínas são tão especiais que merecem um artigo só para elas! Aguardem então por um post com o título As 10 Maiores Heroínas dos Video Games para breve!