Na segunda parte deste artigo especial sobre a série Mega Man X o foco são os jogos que foram lançados para as plataformas Sega Saturn e Playstation! Boa leitura!

Megaman X4

mmx4box.jpg

Capa: Versão Japonesa (Playstation)
Lançamento Original: Sega Saturn e Playstation (1997)

Depois de Mega Man e Zero conter a ameaça vírus que tornava Reploids em Mavericks (Mega Man X3), Dr. Cain decide criar uma força militar para ajudar os Hunters. Essa força se chamava Repliforce. A Repliforce era um meio de compensar os erros de programação ocorridos com Sigma e Dr. Doppler, e que além de dar suporte aos Maverick Hunters, ajudaria em pesquisas e no desenvolvimento de novas tecnologias, maximizando a eficiência dos Reploids, além de prevenir ações de Mavericks. Entretanto as unidades dos Hunters que eram ajudados pela Repliforce acabam tendo atrasos ao atender as chamadas e a ação dos Mavericks acaba se alastrando mais e mais, causando a destruição de várias grandes cidades. A Repliforce então é considerada ineficaz e potencialmente perigosa e então decide-se estudar uma nova alternativa a ela. Mas a revolta dos Mavericks é cada vez maior, e então são enviadas para combater a revolta as unidades #17 (liderada por Mega Man X) e #0 (liderada por Zero). Chegando ao local da revolta, é constatado que os robôs que atacavam a cidade possivelmente faziam parte da Repliforce. Zero acaba encontrando Colonel (Coronel, o 2° na hierarquia da da Repliforce) e pergunta se a Repliforce foi a responsável pelo caos na cidade. Colonel nega e diz que apenas tinha vindo procurar sua irmã Iris (que Zero tinha encontrado a pouco). Zero então pede para que Colonel o acompanhe até o QG dos Hunters, mas Colonel recusa. Os Hunters então acabam considerando os membros da Repliforce como Mavericks.

O jogo:

mmx4_1.gif

-É o primeiro jogo da série em que você escolhe com quem quer jogar desde o começo. Cada personagem tem uma perspectiva diferente sobre a história do jogo. Enquanto o jogo com X é mais baseado no modo tradicional através de tiros, jogando com Zero você usará basicamente sua espada pra vencer seus inimigos.

-As fases são mais curtas e divididas em duas áreas.

-Durante o jogo, X receberá a ajuda de Double e Zero receberá a ajuda de Iris, irmã do Colonel.

-Zero não encontra nenhum upgrade durante o jogo. Em compensação, X continua encontrando as peças da armadura (Pernas: Permite flutuar por um certo período de tempo, Peito: Reduz os danos recebidos, Braços: Permite carregar as armas especiais, sendo que existem dois tipos diferentes que podem ser pegos ou trocados a qualquer momento no jogo, e Capacete: Reduz a energia de utilização da armas especiais.

-Além dos Heart Tanks (aumenta a barra de energia do personagem) e dos Sub Tanks (armazendor de energia vital), nesse jogo aparecem o Weapon Tank (armazenador de energia das armas) e o EX Tank, que aumenta o número de vidas presentes em um continue.

Os robôs:

Frost Walrus
Jet Stingray
Slash Beast
Web Spider
Split Mushroom
Cyber Peacock
Storm Owl
Magma Dragoon

Curiosidades:

mmx4_3.gif

-É o primeiro jogo da série X a ser dublado e ter cenas em anime que ajudam a contar a história do jogo.

-Durante o jogo o personagem Magma Dragoon tem as habilidades Hadouken, Shoryuken entre outras habilidades, semelhante aos dos personagens da série Street Fighter.

-A versão para Playstation atrasou por que a Sony não queria lançar jogos em 2D. Por isso a Capcom acabou produzindo uma versão 3D da série. Curiosamente um dos últimos jogos da Capcom a ser lançado pro PS1 foi um jogo de luta em 2D (Capcom vs. Snk Pro).

-Foi utilizada a mesma equipe de dublagem do Mega Man 8.

SPOILER:

mmx4zero.jpg

Enquanto X é ajudado por Double um hunter que o dá suporte logístico, Iris acompanha Zero para que ele não enfrente Colonel. Durante a reunião dos Reploids eles decidem criar uma nova colônia no espaço, exclusiva para Reploids localizada aonde estaria a “Final Weapon” e por orgulho decidem não se render nem baixar as armas para os hunters, que passam a considerá-los como Mavericks. Zero e Colonel se enfrentam mas são interrompidos por Iris. Enquanto X e Zero vão derrotando os rebeldes da Repliforce (mas repare que não são todos os robôs que são membros da Repliforce), eles acabam alcançando o espaço-porto. Zero enfrenta e vence Colonel e junto com X seguem para espaço. Lá Iris acaba enfrentando Zero dizendo que como ele tinha lutado com o Colonel não havia mais razão para ela viver. No final ela diz que quer uma nação apenas para Reploids, e Zero fica confuso, gritando “Pelo que eu estou lutando?”. X enfrenta Double que havia se transformado em um Maverick. Depois de vencê-lo chega a vez de enfrentar General. Depois de uma difícil batalha, General é derrotado, mas estranhamente a “Final Weapon” que estaria apontada para a Terra é ativada. General diz que alguém deve ter ativado.

Os Hunters vão verificar e constatam que quem ativou a arma foi Sigma. Sigma havia planejado o confronto dos Hunters com a Repliforce e com espiões dos dois lados (na verdade Double era um espião de Sigma). Sigma acaba vencido, mas a arma ativada estava apontada para o planeta pronto para destruí-lo. General reaparece e usa seu corpo para deter o projétil que destruiria o planeta, para tentar se redimir do ocorrido. X e Zero se salvam, mas Zero tem dúvidas de qual é o seu papel no mundo, pois acabou falhando em proteger seus amigos Iris e Colonel que foram mortos por ele.

Megaman X5

mmx5box1.jpg

Capa: Versão Japonesa (Playstation)
Lançamento Original: Playstation (2000)

Depois de anos de luta entre os Reploids, a Terra está em paz. A Lua está cheia de novas colônias. Dentre elas está a maior e a principal conhecida como Eurasia. Quando uma força maléfica se apodera dela, a paz deixa de existir. Quase que simultaneamente, Sigma ataca os Maverick Hunters mais uma vez. Zero e X entram em ação para deter Sigma. Mas o que eles não sabem é que Sigma tinha um plano engenhoso: enquanto ele distraía os Hunters, Dynamo destruiu o mecanismo gravitacional que mantinha a colônia no espaço e fora de órbita, segue na direção do planeta Terra. Sigma perdendo propositalmente, e acaba espalhando um vírus capaz de transformar os Reploids em Mavericks. Os Hunters decidem usar Enigma, uma antiga arma usada na guerra entre Reploids para então para destruir a colônia espacial antes que ela colida com o planeta.

O jogo:

mmx5_1.gif

-Ao contrário do jogo anterior, você pode escolher com qual personagem jogar a qualquer momento.

-As cenas de anime foram trocadas por cenas semi-estáticas (uma pena pois mesmo os desenhos sendo de excelente qualidade, se o final fosse em anime, ele seria fantástico!).

-A versão americana não contém nenhuma dublagem durante o jogo. As únicas vozes que você ouvirá será o os gemidos de X e Zero (novamente uma pena, pois isso tira um pouco do charme do jogo).

-Existe o modo Training, no qual você pode conhecer as habilidades do seu persongem, sendo que o chefe desse modo é o Magma Dragoon (Mega Man X4).

-Nas fases você receberá a ajuda de Alia.

-Existe uma seleção de dificuldade no jogo, que vai do Very Easy (Muito Fácil) até a dificuldade Xtreme (eXtrema)

-Ao escolher X para começar o jogo você começara com a armadura do quarto jogo completa, mas em compensação, Zero perderá o Z- Buster (que na dificuldade normal arranca uma boa quantidade de energia dos chefes). Se você começar com Zero, ele ganha a Z-Buster, mas X perde a armadura.

-Para ir mais rápido pros chefes finais, vá na tela de seleção de chefes, aperte R1 para ver a porcentagem da arma que está completa e use as duas para liberar as fases finais sem precisar enfrentar os chefes (eu não recomendo!)

-Durante o jogo, dependendo do level (nível) do chefe, você ganhará power ups que podem ser equipados nos personagens.

-Dependendo de seu desempenho durante o jogo (se você demorar demais) o enredo na parte final do jogo muda.

-Existem três finais no jogo: dois para o Mega Man X e um pro Zero.

Armadura:

O esquema da armadura dessa vez é diferente: você só poderá usar a armadura se obtê-la por completo. Existem várias armaduras que podem ser obtidas durante o jogo:

Blue (X): É a armadura comum de X. Permite realizar o dash e carregar a X-Buster.

Fourth Armor (X): É uma versão ligeiramente inferior da utilizada no Mega Man X4. Permite flutuar no ar por alguns instantes e carregar os ataques especiais.

Falcon Armor (X): Aumenta a mobilidade de X, permitindo que ele voe por alguns intantes em qualquer direção. Em compensação, ao estar equipado com essa armadura não é possível carregar as armas especiais.

Gaea Armor (X): Armadura extremamente poderosa e resistente. Permite empurrar ou destruir blocos pesados, e não recebe nenhum dano ao pisar nos espinhos. Em compensação a mobilidade do personagem fica comprometida, e ele não pode usar NENHUMA arma especial ao estar equipado com essa armadura.

UItimate Armor (X): É praticamente a mesma coisa da Fourth Armor, mas com o Giga Attack ilimitado.

Black Armor (Zero): Zero ganha a habilidade de destruir projéteis inimigos e os danos recebidos por ele caem pela metade.

Os chefes:

mmx5chefes.gif

Grizzly Slash
Duff McWhalen
Squid Adler
Izzy Glow
Dark Dizzy
The Skiver
MattRex
Axle The Red

Curiosidades:

-O nome dos chefes na versão americana do jogoforam baseados nos membros da banda Guns N´Roses. Veja os nomes de cada um dos chefes na versão original (e que constam no manual americano do jogo):

Grizzly Slash — Crescent Grizzly
Duff McWhalen — Tidal Makkoeen
Squid Adler — Volt Kraken
Izzy Glow — Shining Hotarunicus
Dark Dizzy — Dark Necrobat
The Skiver — Spiral Pegacion
MattRex — Burn Dinorex
Axle The Red — Spike Rosered

SPOILER

mmx5s.gif

Para deter a colisão da colonia espacial Eurasia, os Hunters tem que reunir as partes da arma Enigma que estão com alguns Reploids. Mas devido ao vírus que Sigma jogou, eles viraram Mavericks. Então Zero e X os enfrentam para recuperar essas partes. No meio do caminho surge Dynamo que aparece para tentar retardá-los, mas ele acaba sendo vencido facilmente. Finalmente são recuperadas todas as partes do Enigma que é usado para tentar destruir Eurasia. O tiro não é potente o suficiente para destruir a colônia (mas dependendo da dificuldade do jogo pode dar certo), e então os Maverick Hunters vão para o plano B: recuperar as partes do foguete com outros Reploids para lançá-lo em direção da colônia e colidir com com ela para destruí-la, ou pelo menos alterar sua trajetória. Enquanto isso Signas conversa com um salva-vidas (Life-safer) sobre o por que de Zero não ter sido infectado com o vírus, afinal ele já havia sido um Maverick antes Signas diz pra deixar isso pra lá por enquanto. Sem o mecanismo de piloto automático, Zero se oferece para pilotar a nave. Zero então prossegue na direção da colônia e na última hora consegue se livrar da explosão (ou não, dependendo do seu desempenho no jogo). Zero volta a Terra, onde é resgatado. Então, livre da ameaça da colisão os Hunters podem investigar da onde surgiu o vírus lançado por Sigma. Alia revela que um novo vírus mais poderoso surgiu, esse vírus se chamava “Zero Virus”. Eles então seguem para a fortaleza (de onde o vírus teria sido lançado). Lá, X acaba enfrentando Zero, por que ele poderia ter se transformado em Maverick. Os dois acabam feridos e aparece uma pessoa que tenta destruir os dois caídos. Zero se levanta e ataca esse ser que era na verdade Sigma. Sigma explica a Zero que ele tinha encontrado um velho, que agia como pai de Zero e se preocupava muito com ele. Esse velho disse a Sigma que Zero era o robô mais poderoso já construído e que o vírus que Sigma soltou era uma forma de revelar o poder máximo de Zero. Zero enfrenta Sigma e vence, mas Sigma diz antes de morrer que não morreria sozinho e que levaria X junto com ele. Quando Sigma tenta um último ataque, Zero ataca com suas últimas forças Sigma, mas o ataque de Sigma acaba destruindo Zero. Zero se lembra de seus velhos amigos, sentindo sua força vital se esvaindo. X então recebe o Z-Saber de Zero e misteriosamente acaba restaurado. Três anos depois, X continua sua vida como Maverick Hunter, tendo para sempre Zero em sua lembrança.

OBSERVAÇÃO:

Esse é o jogo da série X que contém o maior número de referências para os outros jogos da série. Algumas delas:

-Cenas dos confrontos dos jogos anteriores da série X (entre eles X versus Vile, Colonel versus Zero), que são vistos na cena de abertura do jogo.

-Músicas remixadas de outros jogos da série, como por exemplo: a música de abertura do jogo, conta com músicas remixadas do Mega Man X1 (o tema de Zero) e com a música do Mega Man 3 (quando você recebe uma arma.), a do Dr. Light é a mesma do Mega Man X1, a música da fase de Duff McWhalen é uma versão remixada da música utilizada no cenário de Bubble Crab no Mega Man X2, além, ainda da música dos chefes finais do Mega Man 1, entre outras.

-Durante a conversa entre X e Squid Adler, é citado o nome de Octopardo, irmão de Squid Adler que X teria destruído. Na verdade Octopardo seria Launch Octopus, que apareceu no primeiro Mega Man X.

-A presença de Shadow Devil (mais uma variação do Yellow Devil do primeiro Mega Man), Ramda Bamda (o segundo chefe nas fases finais) e, [ATENÇÃO, SPOILER] as inúmeras referenças a Dr. Wily, principalmente na conversa final entre Sigma e Zero.

O motivo para essas (e várias outras referências) é que o produtor da série idealizou este como o último Mega Man X:

“Eu originalmente planejava acabar com a série mais ou menos no X4 ou X5. Eu realmente esperava que aquele fosse o fim. E eu estava tão feliz… ‘OK, acabei o X5. Essa série agora está finalizada e agora vamos começar a saga Zero. E estou muito empolgado para começar a série Zero.’ Nela, Zero, você sabe, ele está tipo morto, e você o trás de volta a vida, certo? Na minha cabeça, no X5, Zero morreu. E então eu tinha planejado trazer Zero de volta a vida na série Zero, mas então apareceu antes o Mega Man X6, feita por uma outra divisão da Capcom e Zero está de volta nele, e eu fiquei meio assim: ‘O que é isso!? Agora a minha história para a saga Zero não faz sentido! Zero voltou a vida duas vezes!”

Megaman X6

mmx6box.jpg

Capa: Versão Japonesa (Playstation)
Lançamento Original: Playstation (2001)

Três semanas atrás, Sigma planejou lançar a colonia espacial Eurasia contra a Terra. A morte de Zero evitou a colisão, mas o planeta estava longe de ter sido salvo: Ela estava devastada pelos efeitos do Sigma Vírus. Seguindo o ataque, todos os humanos se refugiaram nos subterrâneos para escapar do ar tóxico que envolvia a superfície terrestre. Quando todos estavam escondidos nos subterrâneos do planeta, um cientista Reploid, Gate, decidiu por curiosidade verificar como estava o planeta, e então vai para a superfície. Ele acaba encontrando restos de equipamentos, e leva para seu laboratório para analisar. Uma semana depois, Gate (que parecia ter se transformado em Maverick) ganhou poderes incríveis e começou a criar um plano para eliminar os Maverick Hunters. A poluição agora havia atingidos os graus mínimos de segurança e então os Reploids poderiam começar a operação de restauração do planeta. Entretanto, um perigoso Reploid estava fora de controle e X é chamado para enfrentá-lo.

O jogo:

mmx6_2.jpg

-É possível encontrar Zero durante o jogo, tornando-o disponível para jogar.

-Durante as fases você encontrará Reploids perdidos, que ao serem resgatados, acabam dando itens para você. Se eles forem absorvidos pelos seres estranhos que voam (nightmare), eles então não poderão mais ser resgatados por você.

-Existem basicamente duas versões de cada fase: a normal e a “alternativa”. Na normal você encontra no final o chefe de fase, e, na alternativa você encontra como chefe ou Zero, ou High Max, ou Dynamo.

-Dependendo da ordem das fases que você escolher, ocorrerão mudanças em determinadas fases, como o surgimento de paredes de gelos, mosquitos ou blecautes por exemplo.

-Durante as fases, para ler os conselhos de Alia, aperte SELECT quanto aparecer o ponto de exclamação nas fases.

Armaduras:

Falcon: Praticamente todas as funções da armadura no jogo anterior, mas sem a possibilidade de voar.

Blade Armor: Sua pricipal habilidade é o dash para qualquer direção.

Shadow Armor: Permite grudar no teto e pisar nos espinhos sem receber danos. Não é tão lenta quanto a Gaea Armor do X5.

Ultimate Armor: Só é disponível através de códigos, assim como a Black armor de Zero.

Os chefes:

Commander Yammark
Grund Scaravich
Blaze Heatnix
Blizzard Wolfgang
Rainy Turtloid
Metal Shark Player
Shield Sheldon
Infinty Mijinion

Curiosidades:

mmx6_3.jpg

-Foi o único jogo lançado nos EUA com a dublagem original em japonês.

-O jogo contém vários erros de continuidade em relação ao jogo anterior.

-O personagem Isoc (eu pensei que era Isac) tem o mesmo dublador do Dr. Wily.

SPOILER

mmx6_sigma.jpg

Depois de derrotar o Mechlaniloid (esses robôs seriam robôs que serviços braçais, que não tem a habilidade de aprender ou sentir emoções. Tecnicamente, ele não é um Reploid), surge High Max, que estaria investigando o fenômeno conhecido como “Zero Nightmare (pesadelo Zero). X não consegue causar nenhum dano nele, que responde que X não é bem vindo, e que deve ir embora. Enquanto isso, Isoc e Gate se reúnem com outros Reploids, e discutem os efeitos do fenômeno “Zero Nightmare”. Isoc diz que esse fenômeno estava causando um caos no mundo e que eles deveriam criar uma nação para Reploids para que eles possam se proteger enquanto Gate manda oito investigadores para áreas críticas. X, que não confiava nas intenções de Gate, decide investigar sozinho. Ele acaba reencontrando Zero, que passa a ajudar na investigação. Os dois vencem os oito investigadores enviados por Gate, que furioso, convida os dois para seu laboratório. Lá eles enfrentam High Max novamente, que é vencido desta vez, encontram Isoc caído no chão aparentemente morto. Então eles encontram Gate, que revela ter sido responsável pelo “Zero Nightmare”: através dos restos que ele encontrou, ele analizou os dados e encontrou o “DNA” de Zero, que acabou usando em si mesmo para aumentar seus poderes. X e Gate se enfrentam, e X acaba vencendo. Mas Gate revela que ele reviveu Sigma, mas que ele ainda não estava completamente restaurado. Sigma estava completamente enlouquecido, agindo como um zumbi e ataca Gate. Sigma é vencido facilmente pelos Maverick Hunters, e escapam da fortaleza levando consigo o corpo de Gate, que era um antigo colega de Alia.

Continua no próximo capítulo…

Aguarde para breve a próxima parte deste artigo Especial sobre a série Mega Man X! Na terceira e última parte o foco será os jogos que foram lançados para as plataformas PC e Playstation 2!

Artigo elaborado por: crpj18