Mega Man (conhecido no japão como Rockman) é uma das séries de jogos de videogame mais famosas e queridas de todos os tempos! Criada pela Capcom, esta série apresentou ao mundo o simpático robô Mega Man, que posteriormente acabou se tornando o mascote da empresa devido a sua popularidade. Neste artigo o foco será a série clássica, que foi a responsável por gravar para sempre o nome Mega Man no universo dos games.

Mega Man (Rockman)

Capa da versão japonesa de PS1 (Série Rockman Complete Works)
Versão original: NES (1987)

Após criar robôs para trabalhos domésticos (Rock e Roll), o Dr. Thomas Light desenvolveu seis robôs para fins industriais: Cut Man (que servia para cortar lenha), Guts Man (que ajudaria na construção civil), Ice Man que seria utilizado para pesquisas nas regiões glaciais, Bomb Man que serveria pra abrir cavernas bloqueadas, Fire Man que seria usado para criar combustíveis e Elec Man que ajudaria a reduzir o preço da energia elétrica. Graças a esses robôs, o Dr. Light ganha o reconhecimento da comunidade científica. Então o Dr. Albert Wily fica com inveja de seu rival (Dr. Light) e resolver reprogramar os seis robôs. Quando o Dr. Light percebeu já era tarde demais: ele então decide reprogramar Rock (que passaria a se chamar Megaman) e envia-lo pra combater esses robôs e impedir que Wily domine o mundo.

O Jogo:

-Não é linear, você escolhe para qual fase deseja ir.

-Geralmente existe um robô mais fácil de ser derrotado, que pode ser vencido usando apenas o Mega-Buster (tiro comum).

-Ao derrotar um chefe, você ganha sua habilidade, que é a fraqueza de um outro robô.

-Ao contrário dos outros jogos da série, aqui só existem seis robôs a serem enfrentados.

-É o único jogo da série a ter um marcador de pontuação (score).

-É considerada por alguns como a versão do Mega Man mais difícil de ser terminada não por sua dificuldade, mas devido a ausência de passwords.

-Existe um item no jogo (Yoshichi) que aparece em vários outros jogos antigos da Capcom. Na série Mega Man, esse item aparece apenas na primeira e na oitava versão da série clássica.

-Das primeiras fases disponíveis, a mais difícil é a do Gutsman.

-Na fase do Elecman, use a habilidade de Gutsman para pegar/se livrar dos blocos e pegar a “arma fazedora de degraus”.

Os Chefes:

Cut Man
Elec Man
Ice Man
Fire Man
Bomb Man
Guts Man

-Na sequência de fases finais, aonde você enfrenta novamente pelo menos mais dois novos chefes, e reenfrenta os seis primeiros chefes, não existe a famosa sala pra escolher os chefes a serem enfrentados nas fases finais- eles estão espalhados pelas fases.

Curiosidades:

-Mega Man era pra ser vermelho, mas devido as limitações gráficas do Nintendo, aonde a cor com maior nível de detalhes era azul, os produtores acabaram escolhendo a cor azul mesmo (por que será que a grande maioria dos heróis japoneses da época são da cor vermelha?).

-Um dos possíveis nomes pro Mega Man seria Rainbow Man ou Knuckle Kid . É possível ver o artwork com o nome nos extras da coletânea Mega Man Anniversary Collection.

-Na versão americana (e no desenho), Wily era ajudante do Dr. Light, e ele teria ficado com ciúmes do Dr. Light por que ele levou todo o crédito de ter inventado os robôs.

-Cut Man, Gutsman e Yellow Devil também reapareceram em outros jogos da série.

-O jogo ganhou um remake pra PSP. Essa versão conta com dois robôs a mais: Oil Man e Time Man.

-A versão americana da capa do jogo pra NES é horrível (na verdade foi o motivo de eu ter posto neste artigo a maioria das capas das versões japonesas do PS1). Como curiosidade, segue a capa Norte-Americana:

A lindíssima capa da versão americana. Só é superada pela capa européia do Mega Man 2!

-Rock Man teve seu nome alterado para Mega Man na versão americana, por que os representantes da Capcom americana disseram que Rock Man era um nome “perigoso e que não se encaixaria no personagem”.

Mega Man 2

Título Original: Rockman 2: The Mystery of Dr. Wily (Mega Man 2: O Mistério do Dr. Wily)

Capa da versão japonesa de PS1 (série Complete Works)
Lançamento Original: NES (1988)

Após um certo momento de paz, Dr. Wily está de volta e revela ao mundo que reconstruiu sua fortaleza e criou um exercito de robôs para se vingar de Mega Man. O herói, sem opções, decide enfrentar Wily novamente, enfrentando seus oito robôs.

O Jogo:

O sistema do jogo é basicamente o mesmo da versão anterior, por isso não há a necessidade de ficar repetindo isso ao falar de todos os jogos. Mas traz algumas novidades em relação ao primeiro jogo:

-É o primeiro jogo a trazer oito robôs como chefes.

-É o primeiro jogo a trazer o Energy Tank (recuperador de energia que pode ser usado a qualquer momento).

-É o primeiro jogo a trazer o sistema de Passwords.

-Derrotando determinados chefes, você ganha os itens 1,2 ou 3 que ajudam na mobilidade do Mega Man.

-Os robôs são menos vulneráveis as suas fraquezas (enquanto no Mega Man 1 você podia derrotar um chefe com dois ou três ataques, aqui você vai ter um pouco mais de trabalho para vencê-los).

Os Chefes:

Flash Man
Quick Man
Metal Man
Bubble Man
Heat Man
Wood Man
Air Man
Crash Man

Curiosidade:

-Foi o primeiro jogo do Mega Man a usar desenhos de robôs obtidos via concurso.

Mega Man 3

Título Original: Rockman 3: End of Dr. Wily!? (Megaman 3: O fim do Dr. Wily?)

Capa da versão japonesa de PS1 (Série Rockman Complete Works)
Lançamento Original: NES (1990)

Dr. Wily se diz arrependido e então trabalha junto com o Dr. Light pra construir um novo robô chamado Gamma, além de mais oito robôs… Entretanto esses oito robôs enlouquecem e roubam os cristais necessários para finalizar Gamma e cabe a Megaman, juntamente com seu fiel companheiro Rush enfrentar esses robôs.

O Jogo:

-No decorrer das fases, Mega Man encontrará e enfrentará Break Man.

-Agora Mega Man pode deslizar para superar obstáculos ou para se esquivar rapidamente.

-Os chefes são: Top Man, Shadow Man, Spark Man, Magnet Man, Hard Man, Needle Man, Snake Man e Gemini Man. Certos chefes tem mais de uma fraqueza.

-Após vencer os oito chefes, ficarão disponíveis fases alternativas (versão mais difícil) das seguintes fases: Needle Man, Spark Man, Gemini Man e Shadow Man.

SPOILER:

Na verdade Break Man foi uma distração para que Wily pudesse roubar Gamma e então usá-lo para destruir Mega Man e dominar o mundo. Depois de derrotar Wily, o teto da fase final cai atingindo Wily e Mega Man. Então toca-se a música de Break-Man, e surge uma sombra procurando por Wily.

Essa sombra leva Mega Man até o laboratório do Dr. Light. Eles se perguntam quem seria esse que salvou Mega Man e ao se lembrar da música, Dr. Light sugere: “Esse apito… Deve ser Proto Man!” Mega Man então sai tentanto procurar Protoman (o primeiro robô- na verdade um protótipo- construído pelo Dr. Light). Depois de procurar, Mega Man olha para o horizonte imaginando aonde estaria seu irmão, enquanto a nave de Wily voa distante.

Curiosidades:

-Esse é o primeiro jogo da série em que aparece o personagem Proto Man (imagem acima) e o cahorro do Mega Man (Rush).

-Blues teve seu nome traduzido para Proto Man por que os representantes americanos da Capcom disseram: “Blues? Isso nem é um nome! Não faz sentido nenhum!” e que depois do nome dele deveria ter a palavra “Man”, assim como Mega Man.

-Aliás, no Japão os principais robôs construídos pelo Dr. Light tem nome de estilos musicais: Rock, Roll, Blues (Proto Man) e Rush.

-Esse jogo é considerado o Mega Man mais longo do NES.

Mega Man 4

Título Original: Rockman 4: A New Ambition (Megaman 4: Uma Nova Ambição)

Capa da versão japonesa de PS1 (Série Rockman Complete Works)
Lançamento Original: NES (1991)

Dr. Light, um renomado cientista criou robôs para afazeres domésticos (Rock e Roll). Pouco depois, ele criou seis robôs pra principios industriais. Cheio de inveja, Wily, encontrou o primeiro robô criado pelo Dr. Light, o robô Proto Man, que não tinha sido terminado. Depois de recuperar Proto Man e estudá-lo cuidadosamente, Wily consegue adquirir conhecimentos para alterar a programação dos robôs criados pelo Dr. Light. Os robôs passam a agir de forma violenta e ameaçam o mundo. Dr. Light não sabia o que fazer. É então que Rock se voluntaria a se tornar um robô de combate e enfrentar os robôs, além de Wily. Megaman já impediu que os planos de Wily se realizassem três vezes. Mas a história se repete novamente: Dr. Cossack envia uma mensagem ao Dr. Light dizendo ser o melhor desgner de robôs do mundo e pra provar isso ele envia seu exército para atacar diversas instalações no planeta. Dr. Light sem opção, envia Mega Man para combatar Dr. Cossack e seus robôs.

O Jogo:

-Nesse jogo, Mega Man pode carregar sua Mega Buster e o tiro do Pharaoh Man.

Os Chefes:

Toad Man
Bright Man
Pharaoh Man
Ring Man
Dust Man
Skull Man
Dive Man
Drill Man

SPOILER:

Ao chegar na fortaleza do Dr. Cossack, Mega Man consegue enfrentá-lo e quando está pra vencer, surge Proto Man e Kalinka (filha do Dr. Cossack) que contam que Wily seqüestrou Kalinka, obrigando o Dr.Cossack a construir robôs para destruir Mega Man. Wily então reaparece e enfrenta Mega Man, mas é derrotado. Ainda assim, Wily consegue fugir!

Mega Man 5

Título Original: Rockman 5: Blues´s Trap? (Megaman 5: A armadilha de Protoman)

Capa da versão japonesa de PS1 (Série Rockman Complete Works)
Lançamento Original: NES (1992)

Após um breve período de paz, Dr. Light acaba desaparecendo. Mega Man então parte em sua busca, mas acaba sendo interrompido pelo Dr. Cossack, que avisa que um grupo de robôs estariam atacando a cidade e eles seriam liderados pelo Protoman. Mega Man então volta para o laboratório e então o Dr. Cossack acaba aumentando os poderes da Mega Buster de Megaman. Ele diz ainda que trabalhava junto com o Dr. Light em um novo projeto que ajudaria Mega Man em sua missão, mas que ainda não estava pronto. Então, contando com a ajuda do Dr. Cossack, Mega Man e Rush partem para enfrentar Protoman e encontrar o Dr. Light.

O Jogo:

-A Mega- Buster está mais poderosa que no jogo anterior

-Durante o jogo, ao reunir as letras que formam o título do jogo (MEGAMAN 5) você receberá a habilidade de usar Beat.

Os Chefes:

Gyro Man
Gravity Man
Wave Man
Stone Man
Star Man
Charge Man
Napalm Man
Crystal Man

Curiosidade:

-É considerado o jogo mais fácil da série.

SPOILER:

Assim que encontra Protoman, toca-se a musica-tema dele de forma alterada e ele então ataca Mega Man. Quando Megaman está pra ser derrotado, é tocado o verdadeiro tema dele, aparece o verdadeiro Mega Man qua ataca a cópia, que então revela ser Dark Man. Dark Man é derrotado e Wily aparece como mentor do plano. Megaman vence Wily (novamente) e consegue libertar o Dr. Light.. Mas o teto ameaça cair nos três, quando é tocada novamente a música de Proto Man. Mega Man consegue então impedir que o teto caia, mas não consegue impedir a fuga de Wily.

Mega Man 6

Título Original: Rockman 6: The Greatest Battle in History (Megaman 6: A Maior Batalha da História)

Capa da versão japonesa de PS1 (Série Rockman Complete Works)
Lançamento Original: NES (1993)

Durante um torneio de luta entre robôs, organizado por Mr. X, ele anuncia que esteve manipulando os robôs e o Dr. Wily durante todos esses anos. Ele então reprograma todos os robôs para destruir Mega Man e realizar seu sonho de dominar o mundo.

O Jogo:

-Nesse jogo existem quatro versões falsas (Tomahawk Man, Yamato Man, Knight Man e Centaur Man). Ao derrotar os verdadeiros chefes você ganha as letras que formam a palavra BEAT. Para encontrá-los, você tem que fazer o caminho mais difícil (Repare nas bifurcações).

Os Chefes:

Blizzard Man
Plant Man
Tomahawk Man
Yamato Man
Knight Man
Centaur Man
Wind Man
Flame Man

Curiosidades:

-Esse jogo não foi lançado oficialmente na Europa, e, nos EUA foi a própria Nintendo quem distribuiu o jogo.

-Esse é o único jogo da série clássica em que aparecem robôs criados por não-japoneses. O Knight Man e o Wind Man foram os vencedores de um concurso realizado pela revista da Nintendo nos EUA.

SPOILER:

Desnecessário dizer que Wily é o Mr. X. Depois de vencer Mr. X, Mega Man segue para a fortaleza do Dr. Wily, aonde os dois se enfrentam novamente. Mas dessa vez, Mega Man consegue prender Wily. O mundo então, finalmente terá um período de paz.

Megaman 7: A Destined Confrontation

Capa: Versão amerericana (SNES)
Lançamento Original:SNES (1995)

Depois de anos, finalmente o mundo comemora a prisão de Dr. Wily. Mas Wily estava pronto para tudo: ele sabia que um dia seus planos maquiavélicos dáriam errado e seis meses depois de sua prisão, seu laboratório ganhou vida. Monitores se acenderam e o panel de controle do laboratório se ativou, revelando quatro novos robôs que não descansariam até encontrar Wily. Eles atacam a cidade para encobrir a fuga de Wily, enquanto Mega Man tenta combatê-los, mas Wily consegue escapar. Cabe a Mega Man deter Wily e seus robôs.

O Jogo:

-Durante o jogo você encontrará parafusos (bolts). Com eles você pode comprar novas habilidades para Mega Man.

-Você pode comprar itens, armas e etc. apertando o botão Select na tela se seleção de chefes (eu sófui descobrir isso e acidentalmente quando cheguei no castelo do Wily).

-Ao contrário dos outros jogos, no início apenas quatro chefes estão disponíveis.

-Esse jogo contém muitos itens escondidos e secretos durante as fases, além de diversas passagens secretas. Preste atenção!

-Na versão SNES existe um modo “versus” em que você enfrenta o segundo jogador

Os Chefes:

Burst Man
Cloud Man
Junk Man
Freeze Man
Slash Man
Spring Man
Shade Man
Turbo Man

SPOILER:

Assim que Mega Man segue pra encontrar Wily, surge um novo rival: Bass e seu cachorro Treble, que também enfrentavam os robôs de Wily. Antes de enfrentar (o nome do robô), Mega Man reencontra Bass ferido e pede que ele vá ao laboratório do Dr. Light para repará-lo. Depois de enfrentar e vencer o (nome do robô) Mega Man volta ao laboratório e reencontra o Dr. Light assustado dizendo Bass atacou o laboratório e roubou os upgrades que ele havia construído para Mega Man. Nesse momento surge Wily que revela que Bass tinha sido construído por ele. Mega Man então segue pro castelo de Wily encontra e vence Bass (duas vezes). Novamente Mega Man enfrenta Dr. Wily e sai vencedor. Wily pede clemência a Mega Man, que diz que é tarde demais, que não irá cair novamente nos truques de Wily. Wily então responde a Mega Man que ele não pode feri-lo por que os robôs não podem atacar humanos. Mega Man fica paralizado apenas apontando a Mega- Buster na direção de Wily (pois Wily disse a verdade), quando surge Bass, que resgata o Dr. Wily e o leva em segurança.

Mega Man 8: Metal Heroes

Capa: Versão Sega Saturn Especial de Décimo Aniversário
Lancamento Original: Playstation e Sega Saturn (1996)

Dois robôs batalham no espaço e acabam caindo na Terra gravimente feridos. Enquanto isso Mega Man que enfrentava Bass, é interrompido pelo Dr. Light, que diz que detectou uma poderosa energia num local aonde teria caído “um meteoro” (na verdade foi aonde caíram os robôs) e que Mega Man deve resgatar essa energia antes que Wily a encontre.

Os Chefes:

Tengu Man
Clown Man
Granade Man
Frost Man
Sword Man
Search Man
Astro Man
Aqua Man

Curiosidades:

-É o único jogo da série clássica a mostrar os artworks originais dos 8 chefes (todos enviados por concursos), e de vários outros robôs enviados pro concurso da Capcom.

-O jogo era pra ser exclusivo para o Sega Saturn, mas devido pressões da Sony, a Capcom acabou lançando o jogo também para o Playstation. Em compensação, a versão do Sega Saturn contém vários extras como galerias de imagens, vídeos entre outros, além de você pode encontrar (e enfrentar) durante o jogo Cut Man (Mega Man 1) e Wood Man (Mega Man 2).

SPOILER:

Wily consegue pegar essa energia e a leva para usar em seus robôs. Enquanto isso, Mega Man encontra Duo no local aonde havia caído o meteoro e ele explica que ele é o reponsável por eliminar a energia maligna existente no universo. Mega Man e Duo se unem para enfrentar Wily. Durante a batalha contra Wily, Mega Man vence, mas acaba gravemente ferido, e acaba sendo “curado” por Duo. Mega Man depois de recuperado encontra Proto Man que diz que Duo deixou um recado para ele antes de ir embora: muito obrigado.

Aqui acabaram os jogos “numéricos” da série clássica. Entretanto existem mais alguns jogos que continuam a contar a história do Mega Man:

Megaman: Wily Wars

O jogo é uma coletânea das três primeiras versões da série classica sendo uma versão com gráficos mais bonitos e música remixadas com uma melhor qualidade (ou não, em alguns casos), e trocando alguns poucos efeitos sonoros. Terminando e salvando as três versões no mesmo slot, faz com que apareça a opção de enfrentar um novo cenário: o castelo do Dr. Wily.

Megaman: Power Battle

Imagem da tela principal do jogo
Lançamento Original: Arcades (1995)

Não é um dos jogos mais comuns de ser encontrado por aqui, mas um dia eu tive a sorte de encontrar um fliperama desse jogo, muitos anos atrás. É um jogo de luta bem simples sem aqueles comandos estilo “Hadouken” ou com combos insanos. O interessante é que o modo 2P é cooperativo, ou seja você vai ajudar o primeiro personagem a deter Wily. Os personagens selecionáveis são: Megaman, Protoman e Bass, sendo que cada personagem tem seu final específico. Ao entrar no jogo você escolhe quais robôs irá enfrentar :

1ª opção: Mega Man 1 & 2
2ª opção: Mega Man 3 ao 6
3ª opção: Mega Man 7

Pra resumir a explicação do jogo, é como se ele fosse um “survival mode” aonde você enfrenta oito robôs (recuperando parte da energia após o término da batalha), seguindo então um sub-chefe clássico e então Wily.

Megaman 2: The Power Fighters

Lançamento Original: Arcades (1996)

O esquema do jogo é basicamente o mesmo do jogo anterior. Você escolhe qual o roteiro desejado (Salvar Roll, procurar Wily ou procurar a arma secreta que foi roubada), que tem robôs diferentes para ser vencidos. Aqui você faz a escolha entre Mega Man, Proto Man, Bass e Duo (este último é personagem do Mega Man e dependendo dos personagens o final muda: por exemplo terminando o jogo com Mega Man e Proto Man juntos você verá um final completamente diferente do que veria se terminasse o jogo ou só com Mega Man ou só com Proto Man.

Megaman e Bass (Rockman & Forte)

Capa: Versão Japonesa (Super Famicom/SNES)
Lançamento Original: SNES (Somente versão japonesa- 1998)

Um robô conhecido como King, invade o museu de robôs e rouba os dados de todos os robôs dos Mega Man anteriores. Proto Man tenta impedi-lo mas é vencido facilmente. King pretende criar um mundo onde apenas robôs convivem, destruindo os humanos. Mega Man então deve recuperar os dados dos robôs, enquanto Bass tenta ser mais rápido pra mostrar a todos que ele é o robô mais poderoso.

O Jogo:

-O estilo gráfico do jogo lembra muito o do Mega Man 8 (boa parte dos inimigos são retirados daquela versão).

-Apesar de ser o jogo mais moderno da série clássica, não espere que o jogo seja fácil, por que ele não é!

-No início você escolhe entre Mega Man e Bass. Mega Man tem como vantagem o slide (rasteira) e a possibilidade de carregar a Mega Buster. Já Bass tem o pulo duplo, dash aéreo e a possibilidade de atirar na diagonal e pra cima. Em compensação ele não pode carregar seus tiros.

-Durante o jogo você encontrará CDs com dados dos principais personagens que apereceram nos jogos do Mega Man. Existem 100 deles.

-Ao derrotar um chefe da “terceira fileira” você abre uma fase em que existem cristais jogados pela fase. Você deve destruir todos os oito (cada cristal deve ser destruído com uma arma específica que foi ganha de um dos chefes).

Os Chefes:

Cold Man
Burner Man
Pirate Man
Ground Man
Tengu Man
Magic Man
Astro Man
Dynamo Man

Curiosidades:

-Tengu Man e Astro Man apareceram no Mega Man 8.

-Esse foi o último Mega Man lançado para o SNES.

-Esse jogo também foi lançado para o Game Boy Advance em 2002.

SPOILER:

Mega Man (ou Bass) chega a fortaleza de King e o encontra. Entretanto surge Proto Man que utiliza seu poder máximo pra deter King, mas Proto Man acabou gravemente ferido e apenas destruiu o escudo de King deixando-o mais vulnerável. King então envia Proto Man a um lugar seguro aonde ele poderia ser restaurado. Mega Man insiste que King vá ao laboratório do Dr. Light, aonde ele poderia ser restaurado, mas King responde que apenas o Dr. Wily poderia mexer nele senão ele explodia. Wily então aparece e ordena que ele destrua Mega Man. King reluta, mas Wily faz com que King enfrente Mega Man novamente. King é vencido e Mega Man (ou Bass) segue pra enfrentar Wily. Depois de vencido, Wily diz que construiu King como um protótipo para uma nova geração de robôs.

Megaman 9???

Muitos consideram Megaman e Bass como o Megaman 9, mas de fato a nona versão não saiu ainda e nem tem previsão de sair. Palavras do produtor da série sobre uma possível nona versão de Megaman em uma entrevista (não tão recente): “Isso vai depender da quantidade de… fãs que disserem: ‘Sim, nós queremos, queremos de verdade um Mega Man 9’ que obviamente seria uma volta a velha-guarda (ou velha escola), para pessoas com 28, 30 anos, que jogaram Megaman durante toda sua vida… Seria pra eles, para os fãs, não para os jogadores novatos que esse Megaman seria originalmente indicado”.

Artigo elaborado por: crpj18