Tetris, um fenômeno que marcou toda uma geração de jogadores. Até hoje, seu estilo é copiado e nunca sai da moda. Alexey Pajitnov, o inventor do Teris, em entrevista ao documentário “A Era do Video Game”, confessa, que jamais imaginara que sua criação alcançaria tanto sucesso.

Eu mesmo, as vezes me pego, cantarolando as melodias de Tetris, que considero fantástica e ao contrário do que muitos pensam, as músicas, não foram compostas para o game, algumas delas, no caso a Type C, é nada menos que uma composição de Johann Sebastian Bach e temos também composição de Nikolai Nekrasov, as composições foram adaptadas para o game, pelo Hirokazu Tanaka.

O Google, que sempre homenageia datas, ícones da história mundial e tantas outras coisas como jogos por exemplo, fez também sua singela homenagem ao saudoso Tetris…

Google - Tetris - www.retrobits.com.br

Google - Tetris - www.retrobits.com.br

Teris foi desenvolvido entre 1985 e 1986 por Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov. O jogo chegou ao EUA em 1986 e daí pra frente, conquistou os quatro cantos do mundo, viciando milhões de pessoas. O game já vendeu mais de 125 milhões de cópias para 30 plataformas diferentes, desde seu nascimento.

Definição do Tetris pelo Wikipédia:

O objetivo do jogo é encaixar tetraminós, que são peças de diversos formatos que descem do topo de uma tela. Quando uma linha é completada, desaparece e dá pontos extra ao jogador. O jogo termina quando as linhas incompletas se empilham até o topo da tela do jogo.

Declaração de Alexey Pajitnov:

“O jogo tem um tipo de espírito criativo ao invés da destruição que você encontra em jogos de tiro e na maioria dos outros títulos. Nele você cria algo”, diz Pajitnov. “Você pega o caos das peças caindo aleatoriamente e as coloca juntas em um tipo de ordem. Isso dá às pessoas um ótimo sentimento”, declara contente.

Existe uma frase do Pajitnov, que uso em todos os fóruns que paricipo:

“OS MELHORES JOGOS SOBREVIVERÃO PARA SEMPRE”

Alguém discorda desa afirmação???

Pois bem galera, parabéns ao Tetris e que tal comemorar jogando uma das diversas versões deste maravilhoso game?

Até a próxima…

Fontes de pesquisa:
Google
Wikipedia