Game Over Como vocês perceberam (ou não T_T) passaram 39 dias que não aparece um post novo por aqui. Faz tempo que periodicidade de posts por aqui é algo que inexistente e eu não venho através deste post prometer mais uma vez que irei arrumar tempo para por a casa em ordem ou que farei posts semanais/quinzenais/mensais, na verdade esses posts eram apenas uma demonstração da minha vontade de não querer acreditar que eu não tenho mais tempo para blogar.

Venho através deste post comunicar que as atividades do blog do Retrobits estão encerradas por tempo indeterminado.

Isto não representa um fim, afinal de contas o fórum continuará funcionando sob o comando do Boca-Fox pois até por lá eu passo dia-sim/mês-não, mas apenas uma oficialização de que tão cedo vocês não encontrarão conteúdo novo por aqui. Não vamos tirar o blog do ar, afinal de contas ainda temos uma média de 1700 visitantes únicos só para o blog, pode parecer pouca coisa mas para um blog desatualizado isso mostra que nosso conteúdo antigo ainda é bastante pertinente e continua servindo para quem o procura. Projetos paralelos que envolviam o retro e não haviam sido lançados foram todos arquivados também por tempo indeterminado.

Alguns podem querer saber o motivo, então eu acabaria escrevendo de qualquer forma: Quando o site surgiu há 3 anos atrás eu era um cara sem grandes responsabilidades e com bastante tempo livre para resolver toda a parte técnica do site/fórum, escrever e ainda sair visitando/comentando diversos outros blogs. Hoje a coisa é bem diferente: estou numa luta diária para administrar minha empresa, conseguir um diploma, morar só (ou bem acompanhado se tudo seguir como deve) e conseguir algum tempo para me atualizar das coisas referentes ao trabalho. Ou seja, com grandes responsabilidades surgem grandes faltas de tempo e o Retrobits não está nem no Top 5 das minhas prioridades.

Isso não quer dizer que eu não gosto mais do blog ou ainda que eu tenha desistido do retrogamming, repito… é uma questão de prioridades.

Inclusive dizer que eu não gosto mais do Retrobits é algo que eu nunca diria, fiz diversos amigos desde a época em que conheci Boca, Leandro, Savi, Renato e muitos outros lá no Museu do Video Game no fórum da UOL. A partir daí fiz mais outras diversas amizades online, muitas mantenho até hoje, outras por alguma razão se desfizaram, algumas saíram do virtual ou ainda do contexto game. Aprendi bastante sobre blogs (o retrobits foi minha primeira experiência com blogs, até então eu era um grande noob na área), dominei o WordPress como nunca imaginei que conseguiria sozinho (fiz este template sozinho do zero), entendi melhor sobre o convívio online e o caráter das pessoas que se protegem através de avatares. Cresci bastante durante essa empreitada digital.

Gostaria de agradecer à todos os colaboradores (em especial ao André Breder), leitores, amigos e conhecidos que sempre visitaram, comentaram, criticaram, ajudaram, foram ajudados ou ainda foram inspirados pelo Retrobits. Vocês são foda!

Caso alguém continue querendo manter contato, sempre que dá eu estou pelo Twitter ou no Tumblr, onde eu ainda consigo blogar com frequência por conta de simplicidade e objetividade desses canais. Vocês também me encontrarão vez ou outra pelo fórum mas em uma frequência muito baixa.

Vida longa e próspera! \\ //_

Enquanto isso… sucessores de espírito

Da mesma forma que sempre deixei claro que fui inspirado pelo OitoBits, acredito que sejamos responsáveis pelo boom de diversos retroblogs brasileiros que surgiram inspirados pelo Retrobits e hoje em dia formam uma massiva blogosfera retrogamer capitaneada pelo ilustre Gagá.

É aí que peço a você que hoje possui um blog dedicado ao retrogamming, que surgiu inspirado na gente (ou não), dê continuidade ao nosso trabalho de manter o retrogamer vivo dentro de cada um de nós. Peço que sejam nossos sucessores de espírito, tipo aqueles spin-offs que acabam fazendo mais sucesso do que o original.

Se você está interessado nisso, peço que utilize um dos selos ao lado na sua sidebar e que faça um link para este exato post e nos comunique nos comentários abaixo, pois este post será atualizado com a lista de todos os blogs que estarão nos sucedendo.

Boa sorte a todos! :)