Se você é daqueles que fica saudoso de um Dragon Quest V ou Final Fantasy VI sempre que você vê um RPG novo, daqueles com gráficos em alta-definição, com bilhares de side quest, mundos abertos para você ir onde bem entender e heróis que parecem mocinhas, vai se interessar por Yuusha 30!

Yuusha 30 será lançado pela Marvelous Entertainment para o PSP e se trata de um bom e velho (yes!) RPG com castelos, magos, monstros e demônios – aposto que você já está esboçando um sorriso – bem aos moldes de alguns clássicos das eras 8 e 16 bits, com direito à gráficos em pixelart e tudo mais. Inclusive, falando nos gráficos do jogo, as personagens possuem suas art works muito bem elaboradas e tudo mais, porém seus sprites in-game serão como sprites do NES mas bem ampliados! Denotando toda a beleza dos pixels estourados em alta definição, ou pelo menos em uma definição bem maior do que estamos acostumados! :)

Já falei que a trilha sonora tem as mãos de Yuzo “Streets of Rage” Koshiro e de outros feras que marcaram nossa memória, pelo menos na parte auditiva da coisa, com várias trilhas sonoras de sucesso?

Ficou feliz com isso tudo?! Pois é, agora vem a parte que vai te deixar mais instigado ou então completamente com uma baita cara de WTF: Sabe o “30” do “Yuusha 30”? Pois é… é de 30 segundos! Sabe todo aquele esquema de upar uns níveis matando uns monstros, chegar na cidade vizinha, falar com o prefeito, comprar uns souvenirs de batalha, salvar o jogo e rumar para a casa do malvadão da vez? Você terá de fazer isso em turnos de 30 segundos! Simples assim!

Ficou sem entender? Veja o vídeo abaixo!

E então? Espero que tenham babado e não seja por trauma e sim por se deparar com um paradigma a ser quebrado!

Se você conseguiu assistir o vídeo todo, ou pelo menos se manteve consciente até o final, pode notar que o esquema é bem tradicional, com as batalhas lembrando um pouco o esquema da série “Tales of”, a troca de equipamentos/armas são notadas no visual do sprite do seu herói, e que o esqueminha de renovação dos 30 segundos na estátua da cidade vai ficando cada vez mais caro!

Quer saber o que é mais legal ainda que eu não falei até então? É que esse RPG é só um dos modos do jogo, que contará com outros 3 modos: Ação, Estratégia e Shmup!

Além do vídeo com a jogabilidade do RPG a Marvelous também disponibilizou um vídeo do gameplay do Shmup, que mais parece um mini game de resgate alucinante!

https://www.youtube.com/watch?v=nOKDrWr2DzE

E para os que foram heróis e conseguiram chegar vivos aqui (espero eu que tenham demorado bem do que 30 segundos) segue o trailerzão com direito à trilha sonora épica com muita guitarra/pedais duplos e ainda uma sequência animada completamente sensacional!

https://www.youtube.com/watch?v=MUYcK5n1MQg

Sinceramente, esse foi o primeiro jogo original – reparem na intencional ambiguidade – para o PSP que realmente me deixou com muita vontade de comprar o portátil da Sony! Yuusha 30 está previsto para ser lançado ainda esse ano no Japão e – infelizmente – ainda está sem previsão de ser lançada deste lado do mundo!

E então, o que acham da premissa tal diferente desse jogo?