PlayStation

O que originalmente havia sido pensado para ser um periférico que iria expandir os horizontes do Super Nintendo com o advento da mídia digital que possuia o poder de armazenar incríveis 650MB (também conhecida pela alcunha de CD-ROM) mas por descrença da Nintendo acabou sendo dispensado e virou um ícone arrasa quarteirões mundialmente famoso e que em poucos tempo ganhou uma imensa legião de admirados, hoje completa 15 anos de seu lançamento oficial!

É amigos, nem parece mas sim… já se passou 1 década e meia desde que o PlayStation aportou nas lojas do Japão e agora ele está completando 15 anos e a Sony como uma boa mãe, está a fazer a maior festa e convidando desde àquela tia legal até aquela vizinha chata que só aparece na festa para filar o bolo!

Apesar de ter sido o penúltimo console de 32 bits, não temos como negar que o PSX foi aquele que realmente se destacou na geração (não vamos entrar em miúdes ou discussões filosóficas, não dessa vez) e realmente nos mostrou como a transição do 2D para o 3D devia acontecer. Crash Bandicoot, Final Fantasy VII, Metal Gear Solid e Tomb Raider estiveram lá para nos mostrar!

Para comemorar a data, a Sony resolveu fazer um site especial para os fãs com a linha do tempo da família PlayStation, desde o lançamento do console (lá em 3 de dezembro de 1994) até os dias de hoje! Infelizmente o site está todo em Japonês e por ser em flash não dá pra usar a ferramenta de tradução do Google mas o site é tão bonito que ainda sim vale a visita! Ah! E antes que eu me esqueça, você encontrará por lá, além de belíssimos grafismos, uma coletânea de papéis de parede de todos os consoles da família prêistechu!

Agora só nos resta relembrar o passado e comemorar esse dia de festa pois com certeza estamos falando de um marco na história dos video games!

Ficou com vontade de relembrar dos clássicos do PSone? Que tal aprender a emular com o ePSX?