A noite cai na pacata cidade de Twin Seeds. Acima das ruas iluminadas, o brilho pálido da lua e das estrelas ilumina os telhados das casas e edifícios, onde todos estão entregues ao sono. Ninguém imagina que uma guerra está em curso. No mundo dos sonhos, existe o iluminado “Nightopia”, onde os pensamentos agradáveis são materializados. Por outro lado, há também o mundo da escuridão e sonhos temíveis, o “Nightmare”.

Há um ser maligno, poderoso manda-chuva do Nightmare, Wizeman, corrompido pela sede de poder, que planeja dominar o mundo dos sonhos e exterminar Nightopia. Para restar apenas o Nightmare, ele está capturando a energia boa das pessoas que estão sonhando, chamada “Ideyas”, que sustenta a Nightopia. São esferas brilhantes que refletem a característica fundamental de cada indivíduo. Cada cor possui um significado diferente: Branco para a pureza, verde para o sabedoria, azul para a inteligência, amarelo* para esperança. A quinta e mais rara das energias ideais, bravura (vermelha na cor), é o único tipo de energia que Wizeman e seus asseclas não podem roubar. É muito difícil aparecer alguém com tal energia.

nights_0013.gif

No silêncio da noite, a garotinha Claris e jovem Elliot, ambos com de entre 14 e 15 anos de idade, não descansam, têm sono agitado por lembranças ruins e humilhações. Tiveram um dia péssimo e estão com muito medo de fracassar. Claris e Elliot lutam em seus sonhos, enfrentando seus medos, com bravura. Assim, surge sobre suas cabeças o Ideya vermelho da coragem, e são atraídos à Nightopia, que enfim poderia ser salva.

Wizeman tentará roubar a energia ideal de Elliot e de Claris e confundi-los, colocando-os em mundos estranhos. As duas crianças necessitarão da ajuda de NiGHTS em cada etapa para ajudarem a restaurar a paz a Nightopia.

PERSONAGENS
_______________________________________

nights_011.gif Nightopian
Ser dócil e amistoso, que vive em Nightopia. Não atacam nem distribuem qualquer tipo de ajuda, estão ali apenas para povoar e alegrar o estágio.

nights_008.gif Claris Sinclair (クラリス・シンクレア)
Deseja ser cantora, mas sentiu-se intimidada e assustada durante o teste para participar do musical que celebraria o centenário da cidade. Pressionada com a luz sobre o rosto e com a postura fria dos jurados, perdeu a confiança e não foi bem na prova. À noite, ainda ansiosa, tensa e sem esperanças, revive a cena do teste em seus sonhos, atormentada pelo seu medo de não ser aprovada. O sonho desagradável logo vira tremendo pesadelo, os juízes transformam-se em monstros. Tudo se deforma, ela foge, chega a um local muito iluminado e bonito, Nightopia, onde encontra NiGHTS capturado. Recebe o pedido de ajuda desesperado, sente-se encher de coragem e aceita ajudar.

nights_009.gif Elliot Edwards (エリオット・エドワーズ)
É inteligente, apaixonado por esportes, sobretudo basquete, em que realiza boas jogadas, para admiração dos amigos. Durante o sonho, revive um momento desagradável, quando foi humilhado no basquete por garotos maiores, diminuindo o respeito que inspirava nos amiguinhos. Sentindo-se incapaz de vencer, logo aparecem criaturas malignas. Fugindo, encontra numa terra bela e estranha, NiGHTS, um ser que nunca havia visto, que está prisioneiro. Esquece seus medos e decide ajudar.

nights_010.gif NiGHTS
Um dos poucos que ainda não estão submetidos ao poder de Wizeman é NiGHTS, um simpático, carismático, agitado e poderoso acrobata aéreo que é atraído pela energia ideal vermelha. É ágil e forte, como Reala. Apesar de NiGHTS ter sido integrante dos povos comandados por Wizeman, possui índole bondosa e freqüentemente se opôs a suas maldades. Conseqüentemente, foi aprisionado de modo que nunca pudesse sair de uma capela situada no centro do sonho, para mantê-lo quieto. Para fugir e lutar contra o tirano, NiGHTS precisa usar o corpo de alguém que possua a energia ideal da bravura, que não pode ser roubada por Wizeman. E fica sobre a cidade, atento, à procura de pessoas que estejam dormindo e possuam essa característica.

O JOGO
_______________________________________

nights_capa.gif

NiGHTS foi projetado pelo criador de Sonic the Hedgehog, Yuji Naka, e pela habilidosa Sonic Team, o que lhe garantiu, além dos novos conceitos e da originalidade do projeto, um requinte técnico e artístico fora do comum. Os sonhos são representados com um 3D magnífico — para o hardware do Saturn — e contam com imagens do agradável imaginário onírico, como moinhos voadores, cachoeiras, jardins, fundo do mar, montanhas nevadas, etc. Os sonhos aos poucos se tornam mais sombrios, com cores menos alegres. Ocasionalmente o ângulo de visão é alterado, acrescentando novas possibilidades na jogabilidade, que não vai muito além de atravessar anéis.

Para acompanhar este mundo de fantasia, uma soberba trilha sonora foi preparada. Há mistura de gêneros musicais, sempre em perfeita harmonia com os gráficos apresentados na tela, tornando o jogo ainda mais imersivo. Embora pareça planejada para ser mero complemento, por não possuir exageros, não há dúvidas: a trilha sonora de NiGHTS é muito inspirada e bem produzida, destacando-se como uma das mais marcantes do console.

De certo modo, podemos afirmar que NiGHTS é uma mistura bem sucedida de concepção artística, gráficos belamente renderizados e um soundtrack excelente. Essa mistura faz um jogo simples se tornar grandioso.

Especialmente para este game foi desenvolvido um joystick analógico 3D, que permite controlar melhor o personagem em suas piruetas. Os comandos são simples são simples: Saltar (crianças)/acelerar(NiGHTS) (tecla A, B, C), agarrar (direcional no sentido do alvo), e o ataque giro (dê um loop de 360º, que surge um vórtice multicolorido que coleta itens ou atinge inimigos). Os botões L ou R em conjunto com os direcionais executam acrobacias. L+R freiam NiGHTS.

A maior parte do tempo o jogo é “2D”, com NiGHTS voando com desenvoltura pelos belos cenários, em caminhos pré-determinados, sem profundidade. Em cada sub-level há um tempo limitado para coletar 20 esferas azuis que permitem liberar a Ideya, presa em uma máquina de Wizeman. Quando a valiosa energia ideal é liberada, o jogador deve retornar à capela onde iniciou o estágio, onde receberá uma nota (de “F” a “A”) e poderá avançar ao curso seguinte, em busca da próxima Ideya. É preciso coletar as quatro, para libertar definitivamente NiGHTS que enfim poderá enfrentar o chefe da fase. NiGHTS não possui energia, então quando é atingido perde 5 segundos de tempo.

Aproveite o tempo disponível para acumular pontos, que são conquistados quando você entrega as esferas azuis, coleta estrelas, passa através dos anéis ou coleta itens em seqüência (links), e executa acrobacias. Quando passar através de um anel azul e amarelo, NiGHTS deixará um rastro amarelo no céu. Durante este curto período, você deve tentar executar um máximo de acrobacias parar ser recompensado com muitos pontos adicionais.

Se demorar e o tempo acabar, perde a pontuação e NiGHTS se transforma no seu personagem inicial. Controlando Claris ou Elliot, você não voa e pode explorar o cenário 3D livremente, mas é perseguido por um despertador que, se alcançá-lo, encerra o jogo ali mesmo. No controle das crianças, surge uma seta informando a direção da Capela, retorne a ela.

nights_0021.gif

Depois é calculada uma média, que ainda pode ser alterada de acordo com a performance na batalha com o chefe da fase. É preciso pelo menos “C” em todas para alcançar o quarto e último estágio. Os cenários são diferentes, dependendo do personagem escolhido (Claris ou Elliot) e apenas a fase final é idêntica para ambos. Tirar nota “C”, a mínima exigida, não é uma tarefa das mais difíceis, mas “B” ou “A” exige muita coordenação e treino. O final completo só aparece quando o jogador termina o game com os dois personagens.

JOGANDO COM CLARIS
_______________________________________

nights_008.gifO Percurso da garotinha é mais fácil que o de Elliot. Por isso é recomendável primeiramente terminar o jogo com ela, embora não seja obrigatório. São três fases que, se superadas com nota “C” — ou maior — permitem que se alcance a fase final.

Spring Valley the Ideal – Cachoeiras, moinhos, muitas flores. É um cenário alegre e deslumbrante, sem grandes desafios, com muitos anéis em seqüência, o que garante notas altas.

Mystic Forest the Possibility – É o estágio mais difícil do caminho de Claris, por não haver grandes seqüências de anéis e os itens estarem dispersos, dificultando a realização de links. O cenário já está bastante escuro e pouco se vê das cores alegres do primeiro cenário.

Soft Museum the Confusion – Simpático cenário, com efeito de deformação muito interessante. Tudo parece feito de borracha, o piso se deforma com a passagem de NiGHTS.

nights_004-copy2a.gif

JOGANDO COM ELLIOT
_______________________________________

nights_009.gifAs fases com Elliot apresentam um desafio maior. Todavia é necessário terminar o jogo com ele também para ver o final completo do jogo. As três fases exclusivas de Elliot são estas:

Splash Garden the Affection – Muita Água neste cenário, em que predomina o azul e o verde da vegetação. Há jatos d’água que o levam às alturas para coletar mais itens. Neste estágio NiGHTS atravessa uma caverna submersa muito bonita.

Frozen Bell the Consciousness – Muita neve marca esta fase. Procure com paciência as esferas azuis, muito espalhadas. Você pode passar perto delas e não percebê-las. Mas cuidado para não ultrapassar o tempo limite.

Stick Canyon the Revival – Uma mistura de rochas vermelhas, terreno árido e detalhes industriais. Atenção ao ímãs que o afastam de seu caminho. Seja rápido.

nights_005a.gif

OS CHEFES DE FASE
_______________________________________

nights_009.gif nights_008.gif Não seguem uma ordem rigorosa, o jogador pode encontrar como chefe no final da fase um personagem diferente daquele que enfrentou da última vez que jogou. O desempenho contra o chefe influencia a nota, por isso é importante derrotá-lo no menor tempo possível. Se fracassar, a nota tirada não é considerada e o jogo retorna à tela inicial.

Gillwing – Monstro alado com uma boca enorme. Não é de nada. Acerte-o no queixo repetidas vezes. A cada pancada, sua calda diminui. A calda também é vulnerável, mas exige habilidade, pois é mais perigoso atacar por ali.

Puffy – Parece saído de um circo, com alegorias que lembram o de um palhaço. O tempo é o seu inimigo, ele tem pouca agressividade. Arremesse-o nas paredes nos locais mais destacados, para quebrá-los. Avance, destruindo as paredes até derrotá-lo.

Gulpo – Seja rápido, usando os peixinhos alaranjados na borda do aquário para pegar impulso e atingi-lo.

Jackle – É um Nightmaren que gosta de brincadeiras. Arremessa cartas e, quando acerta NiGHTS, cai na gargalhada. Sem sua capa ele fica inofensivo. Retire-a dele e acerte-o toda vez que ele vier buscá-la.

Clawz – Esse bichano fica pulando de um canto a outro, enquanto acende mísseis em forma de ratinhos. Tente alcançar o inimigo o mais rápido que puder, mas dê prioridade para atingir os ratinhos que ele já acendeu.

Reala – É uma versão maligna de NiGHTS. Derrotando Reala pela primeira vez é habilitado o 2P VS mode, em que o segundo jogador pode controlar Reala num duelo contra NiGHTS.

nights_003.gif

ÚLTIMO ESTÁGIO
_______________________________________

nights_009.gif nights_008.gif Quarta Fase – Twin Seeds the Growth: Conquistada nota “C” em todos os 3 estágios anteriores, é possível enfrentar a fase final. Nela, logo no início, percebemos que as coisas estão diferentes. NiGHTS está prisioneiro e, quando Claris ou Elliot tentam se aproximar, são arremessados longe. Este estágio é idêntico para as duas crianças e controlamos eles próprios que agora conseguem voar.

O tempo é muito limitado, colete as esferas azuis para liberar Ideya e chegar novamente ao ponto onde NiGHTS está preso. Ao tentar destruir o bloqueio, chegará a outra criança. Juntos conseguem romper a barreira. Assim, na peleja contra o poderoso Wizeman, temos dois NiGHTS na tela, um representando Elliot e outro Claris.

Wizeman usará barreiras e truques diversos para afastá-lo. Aproxime-se desviando e atinja-o. Ele não resistirá muito.

nights_006.gif

CONSIDERAÇÕES FINAIS
_______________________________________

NiGHTS é um excelente jogo, acima de tudo por ser muito bem produzido técnica e artisticamente. É um jogo de ação simples numa “embalagem” primorosa. Os gráficos parecem levar o Saturn a seus limites, há muitos efeitos sobrepostos. Em alguns chefes de fase, com tantas cores e transparências na tela, chega a ser difícil identificar o que está acontecendo, numa figura pausada.

A parte sonora do game é impecável. Consegue não querer chamar mais a atenção que o jogo, mas mantém-se harmônica com as fases.

A exigência de pontos, a possibilidade de quebrar recordes e melhorar as notas e tirar “A”, incentivam que o jogador repita muitas e muitas vezes cada cenário, o que aumenta a durabilidade do jogo. Apesar disso, não se pode negar que há poucas fases e são relativamente curtas, apesar de muito detalhadas e criativas.

Na época houve comparações com Mario 64, que foram uma grande tolice. O ponto fundamental de NiGHTS é a concepção artística do jogo, dos personagens e a necessidade de fazer o Saturn mostrar serviço. O jogo da Sega não veio revolucionar a jogabilidade. No pouco tempo que circulamos livremente nos cenários 3D, não temos nada de interessante a fazer além de voltar à capela onde NiGHTS está preso.

Por seu cuidado minucioso, pelo carisma dos personagens, NiGHTS é um dos melhores jogos de sua época. Não é à toa que deixou tantas saudades e que sua continuação foi tão desejada.

SCREENSHOTS DO JOGO
_______________________________________

nights_screens.gif

LINKS UTILIZADOS NO TEXTO:
_______________________________________

CGs
http://www.youtube.com/watch?v=NyM-61lnoP4
http://www.youtube.com/watch?v=4sliJ76zi5U

Chefes:
http://www.youtube.com/watch?v=9TN1H4TCm2I
http://br.youtube.com/watch?v=sQL5s_uY330
http://www.youtube.com/watch?v=ACKso59Yu9M
http://br.youtube.com/watch?v=nfehbWXVN2o
http://www.youtube.com/watch?v=T-skOkTYRZU
http://www.youtube.com/watch?v=WjF3rDuRatc

Fases:
http://www.youtube.com/watch?v=XYyTvZVVU2M
http://www.youtube.com/watch?v=0j8cEO00xzI
http://www.youtube.com/watch?v=9tE3Km_cOj8
http://www.youtube.com/watch?v=Ct6hFpgU0Y0
http://www.youtube.com/watch?v=-WyCBCT609I
http://www.youtube.com/watch?v=b0v-VLvgnz4
http://www.youtube.com/watch?v=ib04BdbElCo

Referências e trechos de vídeos:
_______________________________________

http://www.sega-saturn.net/downvideo.htm
http://www.youtube.com
http://en.wikipedia.org/wiki/Nights_into_Dreams…
http://pt.wikipedia.org/wiki/Yuji_Naka
http://www.vgmusic.com/music/console/sega/saturn/index-gr.html
http://www.ex.org/1.4/30-nights.html
http://saturn.classicgaming.gamespy.com/nights/reviews.html
http://www.mobygames.com/game/nights-into-dreams
http://www.nightsintodreams.com/NiD/cobalt/ViDEO/videomain.htm
http://es.wikipedia.org/wiki/NiGHTS_Into_Dreams…
http://saturn.classicgaming.gamespy.com/nights/media_ost.html