O Playstation acabava de ser lançado e era imprescindível para sua biblioteca algum game estilo corrida Maluca. O grande clássico Mario Kart estava fora de questão. Atenta a todos os públicos, a Sony providenciou rapidamente um concorrente:
Motor Toon Grand Prix, lançado em 94.

Procurando personalidade e estilo próprio, para que o jogo não fosse mero plágio, participaram do projeto produtores e ilustradores talentosos. Os personagens do jogo contam com o traço característico de Susumu Matsushita e Concepção de Kazunori Yamauchi (da Polyphony Digital e nada menos que um dos criadores de Gran Turismo). Com uma equipe de peso montada, o Motor Toon, embora aparentemente despretencioso acabou se transformando numa ótima opção para quem não podia desfrutar do Mario Kart.

Em 96 veio a continuação, Motor Toon Grand Prix 2 no japão. No ocidente foi lançado apenas esse segundo, sem o 2 no nome. É dele que vamos tratar.

Motor Toon Grand Prix

Publicação:Sony Computer Entertainment Incorporated
Desenvolvimento: Polyphony Digital Inc.
Data: 24 de maio de 1996
Plataforma: PlayStation
Gênero: corrida maluca
Título japonês: Motor Toon Prix 2

Os gráficos e tudo no jogo segue o estilo cartoon. Os personagens se deformam, como no jogo Sonic Fighters, mas sem os mesmos exageros. Os sons são divertidos, as pistas inovadoras e as armas são malucas. Curiosamente, ao contrário da maioria dos jogos do estilo, não há atalhos e há poucos caminhos alternativos, por isso o gamer deve se concentrar na estratégia de corrida e no uso adequado das trapaças.

Durante a corrida o jogador pode pegar “fichas” que lhe permitem acionar uma roleta em que escolhe a arma ou power-up que poderá utilizar. São 17 power-ups que podem ser acionados: Bomb, FireBall, Jump, Missile, Crazy Mushroom, Dynamite, 32t Weight, Stealth Field, Turbo, Big Bigger Biggest, Tiny Tiny Tiny, Oil Can, Pandora’s Box, Wonder Clock, Magic Hand, Power Up, Super Shield. Ao sorteado
um item, uma voz cômica e escandalosa brada nos ouvidos do gamer o nome do power-up. No sorteio dos itens fica clara a velha artimanha desses jogos de corrida de tentar facilitar a vida dos “ruins no volante” e equilibrar a jogatina. Se você está em primeiro, só recebe itens ruins, mas se está lá atrás comendo poeira, aí vira uma festa, recebe até a trapaça de parar o tempo, Wonder Clock!

O modo Championship race permite disputar um campeonado através de todas as cinco pistas. Vencendo em diferentes dificuldades você vai destravando pistas, personagens e extras (inclusive um game de combate secreto), que pode conferir no menu Goodies da tela inicial. Para treinar há os modos Single Race, Time Attack e Free Run. É possível rever suas partidas no Replay Theater. O jogo inclui um segundo disco para uma modalidade two-player para que você possa ligar dois
playstations.

Os Personagens

Os carros têm expressões faciais que representam a índole de seus motoristas. Têm movimentação e reações características dos desenhos animados. A princípio estão disponíveis apenas estes: Captain Rock, Princess Jean, Bolbox, Raptor&Raptor, Penguin Bros.

Os personagens Vanity, Billy the Tough e Ching Tong Shang são destravavéis.



A aparência deles foi concebida para representar sua personalidade e desempenho durante a corrida. Pelo visual já é possível deduzir qual o mais lento, o mais instável, etc. O mais equilibrado é o Captain Rock.

As Pistas

A princípio há apenas 5 pistas, mas podem ser destravadas a versão alternativa de cada uma delas, percorridas em sentido contrário com texturas e objetos alterados.

Toon Island 2
Pista fácil, colorida e tropical. Apenas perto da cachoeira há o perigo de sair da pista e cair.

Night Island
Versão secreta da Toon Village, ligeiramente mais difícil.

Toon Village
Pista noturna, com poucos pontos onde cair e perder tempo. Apenas faça as curvas direito e não terá problemas.

Snow Village
Reformulada com temática natalina, o cenário ficou muito bonito. Apesar de muita neve em
volta, a pista não está congelada, não há reação diferente do carro e ele não escorrega.

Crazy Coaster
Percurso totalmente maluco, com detalhes imprevisíveis. Recursos de transparência são usados em abundância e fazem o Playstation mostrar serviço. A pista é estreita e ondulada, cuidado com bombas e tiros inimigos que podem jogá-lo para fora.

Galaxy Coaster
Apesar dos detalhes espaciais, continua um cenário doido.

Gulliver House 2
Brinquedos, parafusos, aquários, frutas e até um Playstation num canto enfeitam essa pista em que tudo parece agigantado. Embora sinuosa, não há buracos onde cair, o que torna esse percurso relativamente tranqüilo.

Gulliver Night
Algumas texturas refeitas, objetos trocados e ambiente noturno.

Haunted Castle
Fantasmas, Dragões, Lava. Num ambiente sombrio, enfrente obstáculos e precipícios. As poucas fichas que o cenário concede obrigam a disputar a corrida com poucas trapaças. É a pista mais difícil do jogo.

Heavenly Castle
O cenário de horror ganha cores alegres e tons de paraíso. A despeito da festividade e alegria das cores, dificuldade alta para vencer.

Crítica

Motor Toon Grand Prix é um jogo divertido para qualquer idade, dos mais novos aos mais velhos. Seu estilo cartoon o torna muito simpático e a jogabilidade é bastante amigável. Nas dificuldades mais baixas é extremamente fácil, mas é desafiador nas dificuldades mais elevadas.

Os gráficos e sons combinam-se com harmonia com a jogabilidade simples e descompromissada. A direção, concepção e produção, como um todo conseguiu realizar um bom produto para suprir a carência de um jogo do naipe de um Mario Kart. Não conseguiu superá-lo, longe disso. Motor Toon é apenas um bom jogo.

Jogar em dois playstations era para ser um diferencial positivo, mas acabou sendo um recurso mal
aproveitado. Poucos tinham condições de experimentar isso.

Vídeos

Introdução do jogo:
http://br.youtube.com/watch?v=nRbx_YtB0n0

Amostra da jogabilidade:
http://br.youtube.com/watch?v=M2R_td1AlTU
Observação: na dificuldade escolhida pelo gamer do vídeo, as trapaças
ficam desligadas. Repare que terminou em péssima colocação.

Referências:

http://www.csoon.com/issue11/mtoon.htm
http://www.a2zcheats.com/cheats/play…tortoongp2.htm
http://www.mobygames.com/game/playst…on-grand-prix_
http://es.wikipedia.org/wiki/Kazunori_Yamauchi

Site recomendado:

http://www.susumumatsushita.net/ – Site de Susumu Matsushita