Diz a regra que a maioria dos jogos baseados em filmes são ruins ou ficam abaixo das expectativas (o contrário também é verdade, mas não vou entrar em maiores detalhes…).

 

Aqui nessa análise falarei de um jogo baseado em um dos filmes de maior sucesso dos anos 90, apesar de hoje em dia ser bastante criticado: Jurassic Park (O Parque dos Dinossauros, na versão brasileira). O filme dirigido por Steven Spielberg foi baseado no livro Jurassic Park escrito por Michael Crichton. Já o jogo foi produzido pela divisão americana da Sega.

 

Informações Gerais 

Ano de lançamento: 1993
Console: Mega Drive
Fabricante: Sega/ Blue Sky Software
Gênero: Aventura/Ação 

Os dinosssauros atacam o Mega Drive 

No jogo você escolhe entre os dois personagens disponíveis: Dr. Grant (interpretado no cinema por Sam Neil), que está no parque tentando procurar um lugar seguro para se refugiar dos dinossauros e assim poder escapar da ilha; ou um Velociraptor, que consegue escapar da jaula e tem como objetivo perseguir e matar o Dr. Grant.

As cenas que contam a história do jogo são bem feitas, dispensando o uso de textos para explicação do que está acontecendo (os textos que aparecem antes de cada fase, são uma justificativa do por que o personagem entrou naquela fase).

A sonorização do jogo é bem feita, apesar de Grant ter apenas duas falas durante o jogo inteiro (ele grita “Uh!” geralmente quando recebe danos  e “Ahhhhhhhhhhhhh!” quando morre – existem exceções é verdade, mas geralmente é isso). Os dinossauros tem uns gritos bem legais, cada um tem emite um som diferente (o T-Rex até grita “SEGA!” na abertura do jogo). A trilha sonora é muito boa, com destaque para a música da segunda fase, que é excelente,  mas não chega a ser brilhante.

 Você começa com três vidas, e não encontra mais nenhuma durante o jogo, sendo que não há check points durante as fases (se morrer você deve recomeçar a fase do começo), a não ser na segunda e na última fase, que são divididas em partes. Nessas fases, se você morrer você recomeça na última parte da fase em que você esteve. Apesar disso, a dificuldade não é das mais altas, mas se você não levar o jogo a sério pode ver suas três vidas acabarem rapidamente, já que você sofre danos ao pular de uma altura muito grande ou simplesmente morre. Logo na primeira fase por exemplo, se você pular da “rampa” quando estiver escorregando, pode dar adeus a uma vida sua.  Em compensação ao terminar as fases são dados passwords.

Jogando com o Dr. Grant

O paleontólogo Dr. Grant foi convidado para “estrear” o Jurassic Park. Mas durante uma tempestade a energia é cortada e um T-Rex acaba escapando de sua “jaula” e ataca o carro em que ele estava. Grant sobrevive ao ataque, mas é lançado no meio da selva, devendo seguir para o Centro dos Visitantes, aonde poderia chamar um helicóptero e escapar em segurança. Claro que para chegar lá, ele vai ter que passar por muitas dificuldades e, claro, enfrentar inúmeros dinossauros. 

Ao jogar com o Dr. Grant, você contará com várias armas como dardos tranqüilizantes, granadas, uma arma de raios e até mísseis. Os armamentos com cor vermelha são os mais eficientes. Em contra partida, Grant tem que enfrentar diversos dinossauros, cada um com suas características.

São eles:

Triceratops: São herbívoros, geralmente pacíficos e não gostam de ser incomodados. E se forem incomodados, prepare-se para sofrer. Seu nome significa “Cabeça com três chifres”.

Pterodactilo: Os dinosauros voadores não causam muito danos e são muito sensíveis. Acabe com eles o mais rápido possível. Seu nome significa “Lagarto voador” 

Dilophosaurus: Eles ficam parados, esperando que você se aproxime deles para atacar, e seu único ataque é cuspir. O ruim disso é que os cuspes dependendo do lugar aonde você está atravessam paredes. Seu nome significa “Lagarto de duas cristas”. Ao contrário do que do que acontece no filme ou nos jogos, não existem evidências de que esse bichos realmente poderiam cuspir veneno.

 

Compsognathus: São os mini-dinossauros. São verdadeiros parasitas que  te atacam sem que você perceba. Se ficar perto deles, vai ver que sua energia começa a diminuir progressivamente. Fique afastado deles. Seu nome em latim significa “Queixo Bonito”.

Braquiossaurus: Os pescoçudos são pacíficos, e funcionam como plataformas. Ás vezes, atrapalham bastante quando obstruem o caminho. Seu nome significa “lagarto braço”. 

Velociraptors: São rápidos e espertos, atacam com tudo. Nas últimas fases, são capazes de desviar dos tiros e correr abaixados (sendo mais difícil acertá-los). Seu nome significa “ladrão veloz”.

T-Rex: É invencível no jogo. Se chegar perto deles, já era. Por isso, se tiver que passar por perto de um deles, use uma granada ou um míssil para deixá-lo atordoado. Seu nome significa “Lagarto Tirano Rei”.

As fases 

 São sete fases ao todo, e nenhuma é muito longa. São elas: 

Jungle (selva)- Cheia de rampas e espinhos, tome muito cuidado para não morrer caindo de grandes alturas. 

Power Station (Estação de energia elétrica) – Dominada por dinos, nesta fase os velociraptors e o T-Rex fazem sua primeira aparição. Muito cuidado ao pular de uma plataforma para outra.

River (Rio) – É uma das fases mais legais do jogo. Você deve pilotar um bote, com pouca gasolina e seguir sempre pelo caminho correto. Acelere o barco para evitar ser carregado pela corrente d’água que quase sempre te leva pra direção errada. Durante a fase, você deverá sair do barco para buscar gasolina e itens ou até mesmo para trocar de barco. É necessária boa memória para passar dessa fase.

Pump Station (Sala das máquinas) – Passe através das tubulações para prosseguir nessa fase. Aperte para cima para poder abrir os as tampas que obstruem as escadas, fechar/abrir válvulas que liberam vapor quente. 

Canyon – Cuidado com as cinzas vulcânicas que caem do vulcão, pois elas são letais. 

Vulcano (Vulcão)- Um vulcão ativo bloqueia seu caminho até o centro dos visitantes. Agarre as estalactites para poder prosseguir e não morrer.  

Visitor’s Center (Centro dos visitantes) – O local está infestado de dinossauros, principalmente velociraptors.  

Jogando com Raptor 

Jogando com o Raptor, você não encontra os dinossauros de maior porte, podendo inclusive se alimentar dos mini-dinossauros, para recuperar sua energia. Você encontra também pedaços de carne e humanos muito bem armados. Obviamente, o Raptor não usa armas, nem pode pilotar uma lancha, por isso ele não tem a fase do barco. A jogabilidade é bem mais rápida do que jogando com Grant, mas para poder terminar o jogo com ele é necessário dominar bem os comandos.

Concluindo… 

Jurassic Park é uma boa escolha pra se passar o tempo. Sem dúvida nenhuma é muito melhor que vários outros jogos baseados em filmes. O jogo teve uma seqüência,  que saiu em 1994, chamada Jurassic Park Rampage Edition. É isso…