ATENÇÃO: A análise a seguir foi escrita pelo nosso amigo Grose, membro de nosso fórum, por isso o mérito é todo dele por mais esta resenha espetácular! A análise também pode ser conferida em nosso fórum, bastando clicar aqui.

O Dreamcast como muitos pensam não foi um videogame carente de RPGs, mas a maioria de suas obras ficaram restritas ao público japonês, mas felizmente os dois melhores, Skies of Arcadia e Grandia 2, deram as caras por aqui.

A história

Encarando superficialmente Grandia 2 possui um enredo clichê retratando a luta do bem contra o mal, que de fato já é algo bem batido, mas o jogo possui personagens carismáticos, tempo total de jogo é na medida, o desenvolvimento é bem maduro, com transtornos de personalidade, brigas, romances e diversas reviravoltas, no fim das contas ele se faz valer muito a pena, seja para você que tem somente o Dreamcast, ou mesmo o Playstation 2 com outras dezenas de opções.

Os personagens principais são Ryudo, Elena e Millenia. Ryudo é um mercenário que acaba parando num vilarejo onde aceita a proposta do pastor para proteger a missionária Elena. Logo em sua primeira empreitada juntos eles descobrem que o diabo residia mais perto do que se esperava, mas também descobriram que ele não é tão feio quanto se pinta, aliás, é até que bem bonito, representado pela alter ego de Elena, a Millenia. Mas nem todos as más criaturas podem ser persuadidas pela bondade, é mais fácil corromper os bons que converter os maus, então a trupe sai numa busca desesperada por ajuda para combater o obscurecimento que assola a tela, e o nome da criatura que tem manipulado todos esses eventos ruins é Valmar – o demônio da escuridão, ao nosso lado temos Granas – o deus da luz, que vem perdendo força e descontituído inclusive pelo apoio dos figurões da igreja, então a única alternativa é contar com os poucos mas fíeis companheiros que serão feitos durante a jornada.


Image
Porque você tem um bocão e eu não?

Os gráficos

Os gráficos são sólidos, coloridos e muito bonitos. O jogo não apresenta muitas CGs, mas as animações durante os especiais são bem legais e com aparência de anime. Os personagens não tem boca e lembram os traços dos integrantes de Ogre Battle. A movimentação é rápida, contínua, e durante as batalhas mesmo que com muitos inimigos na tela ela consegue fluir numa boa, com poucos slowdowns que geralmente são decorrentes apenas quando há golpes de impacto como o CANCEL.

O melhor do jogo é que as batalhas não são aleatórias, os inimigos são todos visíveis permitindo que você decida se quer ou não lutar, mas cuidado! se o perceberem eles iram perseguir o quanto puderem.

Novidade aos ásperos jogadores, em Grandia 2 não há personagens androgênos, talvez um pouco o Roan mas ele ainda é jovem, agora o Mareg e o Ryudo são cabras machos, barbudos e rodeados de mulheres.

Image

Millenia em um de seus momentos de fúria

Jogabilidade

Sistema de batalha:

Minha parte preferida. É simples, haverá uma barra inferior com todos que estiverem na luta, o mais rápido óbviamente tem a chance de atacar mais vezes, portanto invista nessa habilidade, mas o interessante é que não é somente ir atacando e que se dane, a probabilidade de se fazer lutas perfeitas ou sofrer o minímo de dano exige estratégia. Ao chegar próximo ao fim da barra será a oportunidade de escolher o golpe, e nessa fração de barra os lutadores carregaram mais lentamente, se conseguir atingir o término o gope sai e começa todo o procedimento de percorrer a barra novamente, mas se nesse momento em que estiver se preparando no fim da barra o lutador receber um ataque critico ou golpes de impacto como o Impact Bomb da Elena, ele voltará quase 2/4 para trás e terá que esperar até que chegue sua vez novamente, mas atenção! golpes normais atrasam mas não recuam, no entanto os golpes normais podem atingir mais de uma vez, o que é uma boa se estiver alguém vindo com um ataque critico em seguida.

Outra coisa importante a ser levada em consideração é que a batalha é ininterrupta, ela só para enquanto você estiver escolhendo seu golpe mas se na hora em que for o desferir o computador conseguir ser mais rápido você pode até perder a vez.

A movimentação é livre mas não é controlada humanamente é o computador que fica correndo por nós para lugares não determinados, geralmente é para longe dos inimigos. Se você for atacar alguém que está correndo e não conseguir o alcançar a rodada está perdida, por isso é melhor deixar os mais fortes e lentos atacando os inimigos próximos. sem contar que as armas a curta distância como a faca do Roan também é um problema, pois ele pode correr, correr, correr, mas na hora de dar a facada ele pode errar por tem o alcance muito curto. Outra questão é a dos obstáculos, isso independe do personagem, se escolher atacar alguém que está atrás de uma parede de personagens o folêgo será perdido e a rodada também.

Os pontos de habilidades (skills) também estão presentes, eles podem conter atributos mágicos ou fisicos. Os Mana Points podem ser investidos nos Mana Eggs que são constituídos de magias elementais como terra, fogo, vento e água. Os Strength Points serão voltados aos especiais padrões, ou podem elevar habilidades especificas aos gastar nos Skill Books. Pode haver variações na aplicação dos pontos mas a tendência é como expliquei acima.

Os Skill Books e os Mana Eggs serão obtidos normalmente após vencer os chefes.
Image
Magia de campo, power ativar!

Composição sonora

Vamos começar pelas vozes, sim! eles possuem vozes, claras e bem definidas. O mais bacana é que sempre ao acabar as lutas eles dizem alguma coisa, que depende do personagem e da dificuldade da batalha, se a luta foi fácil eles dirão algo para se achar os máximos, se foi difícil virá um desabafo. Durante as cenas que não forem em CG também podem haver vozes, o que acaba compensando.

A maravilhosa trilha sonora composta por Noryuki Iwadare é variada, forte e transmite com excelência cada parte do jogo. Não sei como expressar em palavras mas irei tentar. Os instrumentos diversicados se adaptam ao tom do local, em Carbo Village por exemplo a música começa num tom mais rústico com flautas e fica mais “moderna” a frente, isso porque o vilarejo fica após a floresta onde logo se faz alusão a esse tipo de instrumento que não se adaptaria totalmente ao clima urbano. Nas zonas de perigos e batalhas geralmente é a guitarrinha com tecladas nervosas, e pode rolar até alguns gritos agudos, bacana, são fatores que geralmente chamam a atenção, e isso alternado com as músicas das catedrais e momentos felizes deixa os ambientes bem perspicazes.

Image

Entre nesse círculo auspicioso para gravar o jogo

Dicas

Tente sempre evitar os golpes adversários utilizando mais golpes criticos. Use sem dó a magias de campo e se possível aquelas que atingem a todos independentemente da distância. Observe a afinidade dos personagens com os elementos, assim os Mana Eggs se tornam mais úteis. Já que os inimigos são visíveis tente os pegar de costas para sair com vantagem.

Nas lutas contra os chefes de vários membros tente sempre matar a parte que carrega energia primeiro, senão pode acontecer de partes completas serem regeneradas.

Dê preferência aos especiais mais baratos e suba seu nível ao máximo, quanto mais estrelas mais rápido ele será desferido e facilitará a colheita de mais pontos.

Nos Skills Books selecione primeiramente as habilidades mais carentes nos personagens da equipe.

Image

Essas lâminas são meio inúteis, mas isso fica ao gosto do freguês

Curiosidades

Grandia 2 contêm duas músicas cantadas em português, A Deus e Canção do Povo, duas músicas bem bonitas mas que foram interpretadas por uma asiática, e o resultado disso? bem, ouçam e tentem acompanhar a letra.

Créditos

Ao Riveler por ter compartilhado essa descoberta, pois ouvindo a trilha sonora descompromissadamente eu dificilmente ou talvez nunca, teria percebido.

A Deus
Nascer do sol, palavras, milagre
gua pura, uma lágrima
Paz, luz, amor…
Fruto, agreste, respiração, liberdade
Harmonia, vento da benção
Agradecimento…
Tempestade, inquietação, escuridão
Luz do sol alegria graças a Deus…

Canção do Povo
Louvem! madrugada
Alma bela, dança da terra
Ó sintam, o vendaval da coragem
Transbordem, leite da terra
Beijo do céu, chuva do rejubilo
uma semente pequena, desejo
grande grande grande…
Cultivem, um novo caminho
Festejem, Ceifem, um milhão
de espigas, as espigas do destino
Cantem a nossa canção
Transmitam, canção do povo
força cordial porta da esperança…

Personagens do Jogo

Ryudo
O mocinho
Image
Elena
A mocinha
Image
MIllenia
A safada
Image
Maregg
O peludo
Image
Roan
O almofadinha
Image
Tio
A lolitóide
Image
Puff
Ele fica perdido pelas dungeons, se o alimentar pode receber itens em troca.
Image
Granas vs Valmar
Image

Minha Opinião

Adoro esse jogo, ele parece sempre bonito e divertido cada vez que o jogo e se você também gosta do gênero provavelmente irá se divertir e emocionar também, e pode ter certeza que emoção não irá faltar!