Black Belt é um dos jogos que mais me impressionaram e surpreenderam, a primeira vez que vi. Hoje parece pobre, claro, mas para quem nunca tinha jogado nada muito melhor que Atari, Black Belt era um fenômeno de gráficos requintados. Como foi o primeiro jogo que vi do Master System (e da geração 8bits), num console alugado, aquele chão tosco me parecia ter uma profundidade incrível digna de computação gráfica. =P

Riki é o personagem principal e a história do jogo segue o velho clichê de, na base da pancada, resgatar a amada que foi seqüestrada.

Durante as fases, enfrentamos uma multidão de inimigos comuns, que avançam como zumbis clonados para se desmancharem com um golpe certeiro de Riki. Cada estágio temos inimigos diferentes, com armas e estilos diferentes. Nas fases com o cenário da praia os personagens saltam, mas não atingem Riki no ar. Avançando, vamos derrotando esses inimigos fracos até surgirem sub-chefes com armas especiais que às vezes dão um pouco mais de trabalho. Mas o destaque vem nos duelos contra os chefes de fase. O personagem fica maior e temos uma luta em grande estilo. Ao derrotar cada chefe, Riki finaliza com uma seqüência característica e destruidora.

Black Belt é um jogo muito simples de jogar, num cartucho de 1 mega. Sua simplicidade não indica, contudo, que seja fácil. O Gonta, que lembra o Honda, apesar de gordo é rápido e seus golpes são devastadores. Oni, sem a devida manha para derrotá-lo, é caso de desistir. Contra Rita é uma luta memorável. Ambos personagens cruzando os ares com voadoras e seqüências de golpes. O Chefe final é barra pesada também.


Passo-a-passo do jogo

São cinco fases. Começamos com 3 vidas, mas com o acúmulo de pontos podemos conquistar mais chances.





Comparação com o jogo original

Black Belt é uma versão “ocidentalizada” do jogo Hokuto no Ken. Ele é quase o mesmo jogo que BlackBelt, até a maioria dos chefes são os mesmos, apenas com “skins diferentes”. Na fase da praia os adversários saltam em Black Belt porque nas fases correspondentes em Hokuto no Ken possuem plataformas para subir.

Estranhei um pouco a dificuldade, maior no Hokuto no Ken, e o chefe que está no lugar de Gonta.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Black_Belt
http://en.wikipedia.org/wiki/Black_B…8video_game%29
http://forum.outerspace.com.br/showthread.php?t=60473