Alguns jogos representam estilos que não podem faltar na biblioteca de um console. E, no estilo “corrida maluca”, o N64 tinha o clássico Mario Kart e o belíssimo Diddy Kong Racing. O Playstation contava com o ótimo CTR Crash Team Racing, o simpático Motor Toon ou até mesmo o não muito bom Woody Woodpecker Racing. O Saturn, não. Seu jogo de “corrida maluca” definitivo era apenas Sonic R, lançado apenas quando o console já estava mal das pernas. E é um jogo de personalidade, com características únicas.

Trazer Sonic às corridas parece ser uma boa idéia, que só poderia dar certo. Mas Sonic R carregava consigo a sina de não ser o jogo que os fãs do console desejavam. Após inúmeras promessas e expectativas, era quase um balde de água fria ver que o aguardado Sonic Xtreme não chegaria às prateleiras. E o jogo de corrida da turma do Sonic era encarado quase como um atestado de que isso era o máximo que se poderia esperar do console. E nada mais.

Como o projeto Sonic Xtreme tinha virado história, a Sega licenciou seu poderoso mascote para a Traveller´s Tales, empresa habilidosa em programação que assessorada pela Sonic Team (sobrecarregada com outros projetos), conseguiu criar um produto de muitas qualidades. Uma idéia importante foi, ao contrário de Sonic Drift , manter os personagens à pé, explorando a fama da velocidade do porco-espinho.

Produtora: Traveller’s Tales
Distribuidora: Sega
Gênero: Corrida
Data de Lançamento: Oficial: 12 de Abril de 1997 (Sega Saturn), 1998-99 (PC), 2005 (Gamecube, PlayStation 2)

Uma dificuldade reconhecida do Saturn (das plataformas de sua geração, mas de maneira mais grave no console da Sega), era a distância limitada em que os polígonos eram formados. Num jogo de corrida, sobretudo, em que boa parte do tempo o foco da visão do jogador está no horizonte, isso incomoda bastante, prejudicando muito o visual. Para driblar essa limitação técnica, jogos apelam para escuridão, neblinas, etc. Todas soluções não recomendáveis para um jogo do Sonic, que deve ter cores vibrantes e visual limpo. O pessoal da Traveller´s Tales conseguiu viabilizar um efeito inédito no console: a transparência dos objetos distantes. Assim, os detalhes no horizonte são construídos de maneira suave e bonita e não incomodam, como em outros jogos da plataforma (Daytona, por exemplo).

Os gráficos no Saturn são excelentes, com texturas variadas, cores vivas e detalhes criativos. O efeito da água é bonito e as cores todas são bem escolhidas. Há bastante contraste e o visual mantém-se harmônico. É um dos jogos mais bonitos do console. Há algumas quebras de polígono, mas numa freqüência bem pequena, para os padrões do Saturn. No PC o visual ficou ainda melhor, mas nada tão impressionante e quase um ano depois, quando já havia muita coisa melhor no mercado. Assim Sonic R para PC passou meio que despercebido pelos gamers. Ao executar o jogo no PC, é solicitado definir o método Direct Draw ou Direct3D. Definitivamente a opção Direct3D está mal implementada, pois deixa o jogo com vários bugs gráficos. O principal aprimoramento gráfico no PC foi a inclusão de opções de clima. Podemos disputar as corridas à noite, ao entardecer, com chuva, neve, etc. As condições climáticas influenciam na jogabilidade. Todos podem caminhar sobre a água congelada, o que permite novos caminhos e torna alguns personagens mais imprestáveis do que já são, pela vantagem perdida de andar sobre a água.

Os sons seguem o estilo e os ruídos já conhecidos dos jogos do Sonic. E o que chama a atenção são as músicas cantadas. Sonic R aproveita bem o potencial sonoro do Saturn, um de seus pontos fortes. Quando o jogo apareceu em formato demo na E3 de 97, Yuji Naka (empolgado com a idéia de Sonic R), encantou-se com a música chamada Super Sonic Racing, escrita por Richard Jaques. Naka ficou maravilhado e solicitou que Jaques escrevesse todas as músicas de Sonic R e a cantora européia de música pop T.J.Davis foi a escolhida para o vocal. As músicas são bem compostas, animadas, entusiasmadas e podem agradar alguns e incomodar outros. Embora a princípio pareça interessante, com o tempo essa cantoria eufórica pode começar a aborrecer. Para os impacientes, há opção por músicas apenas instrumentais. No PC é melhor ainda: como o game executa as músicas das faixas de áudio do CD, podemos trocar o CD e jogar Sonic R ouvindo a música que quisermos.

A jogabilidade divide opiniões. Como é um jogo de corrida, as respostas dos comandos podem causar um pouco de estranheza no início. Os comandos são muito simples e reduzidos: correr, pular, atirar míssil, dependendo do personagem escolhido. As pistas são muito bem elaboradas, cheias de segredos e atalhos. Como há itens e objetivos, o gamer é incentivado a conhecer cada cantinho dos caminhos. O controle dos personagens funciona satisfatoriamente, quando em velocidade, mas atrapalha quando reduzimos ou precisamos mudar de direção. O veloz Sonic, quando parado por errar o caminho e enfiar as ventas num muro, demora uma eternidade para dar um giro de noventa graus e retornar ao caminho. As pistas são excelentes, criativas, divertidas e cheias de locais interessantes. O problema é serem poucas, defeito comum nos jogos de corrida da Sega.

———————————————————————————————

Personagens

Apenas os quatro primeiros estão disponíveis no início do jogo.
1 – Sonic: Sonic é o mais rápido do grupo inicial. Possui Pulo Duplo e Spin Dash.
2 – Tails: Velocidade final baixa, mas bastante aceleração. Possui Spin Dash e pode voar por pouco tempo.
3 – Knuckles: Personagem equilibrado. Plana e também possui Spin Dash.
4 – Amy Rose: muito lenta, apesar de estar de carro, mas de melhor controle, o que não faz muita diferença. Pode correr sobre a água e a cada 10 anéis ganha um turbo.
5 – Eggman: Liberado ao vencer todas as pistas. Não é rápido, mas também anda sobre a água. A cada 10 anéis, ganha um míssil para atingir os adversários.
6 – Metal Sonic: Disponível após coletar as as 5 Sonic Tokens na Resort Island e ser derrotado. É rápido e pula alto.
7 – Tails Doll: Liberado após coletar 5 Sonic Tokens na Radical City e ser derrotado. Personagem esquisito, flutua e não afunda na água. Inútil.
8 – Metal Knuckles: É quase um super Knuckles. Fica disponível após coletadas as 5 Sonic Tokens na Reactive Factory e ter sido derrotado.
9 – EggRobo: Aparece após coletadas as 5 Sonic Tokens na Regal Ruin e ter sido derrotado. A cada 10 anéis, recebe um míssil. Inútil ao quadrado.
10 – Super Sonic: Liberado após coletadas todas as sete esmeraldas. Muito veloz e ótimo controle.

———————————————————————————————

O que você encontrará no caminho:

1 – Anéis: Usados para abrir passagens, usar o acelerador. Servem para atacar com alguns personagens.
2 – Brasões: Fornecem a quantidade de anéis exibida ou ativam trapaças: aumento da velocidade (pouco tempo). Escudo Eletromagnético (com Sonic, Tails e Knuckles, atrai anéis. Desaparece ao cair na água). Escudo de Bolha (com Sonic, Tails e Knuckles permite caminhar uma vez sobre a água).
3 – Esmeraldas: Há uma na Resort Island e duas em cada uma das outras pistas. Ela só é considerada se terminar a corrida em primeiro lugar. Recolhendo todas as Esmeraldas Caóticas, é possível jogar com o Super Sonic (selecione Sonic na tela de seleção e use as setas para optar entre o Sonic normal e o super).
4 – Moedas com a estampa do Sonic: Em todas as pistas (menos a Radiant Emerald) há 5 moedas a serem encontradas. Coletando todas e chegando em terceiro, pelo menos, é ativado um desafio com o personagem secreto da pista. Derrotando-o, ele fica acessível.
5 – Ajudas: Acelerador (consome moedas), molas para atingir plataformas altas. E Cavaletes que representam passagens alternativas.
6 – Portões: Exigem 20 ou 50 moedas para serem abertos.

———————————————————————————————

Modos de jogo:

Grand Prix: O modo principal. Habilita novos personagens e a pista secreta, quando cumpridos determinados objetivos.

Time Attack: Normal (3 voltas contra o relógio), Reverse (dar 3 voltas no sentido contrário da pista, contra o relógio), Ballon (necessário encontrar 5 balões) e Tag Battle ( parece um pega-pega, precisa encostar nos outros personagens, que fogem de você).

Vs. Mode: é o modo Multi-Player. Existe o modo Normal ou Baloon.

———————————————————————————————

Pistas:

Resort Island: É a mais curta e fácil pista do jogo. Visual bonito e tropical, com coqueiros, cachoeira, ruínas e montanhas. A Esmeralda Caótica está num túnel após um portão que exige 50 anéis ser aberto. Essa pista possui alguns atalhos, mas os caminhos são equilibrados, já que geralmente caminhos mais curtos, nela, são mais difíceis.
Música:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Radical City: Dificuldade média. Possui 2 Esmeraldas, a primeira no início, após o túnel, à esquerda, bloqueada pelo o portão estampado 20. A outra após a porta de 50 anéis. Essa é a pista que possui mais e melhores atalhos. Quando encontrar cavaletes, remova-os, pois indicam mais caminhos alternativos. Cuidado, ao desbloquear uma passagem, os adversários começarão a utilizá-la também. Quando conhecer todos os atalhos, essa se tornará a pista mais fácil. Possui elementos característicos de cassino, como uma mesa de pinball gigante, num dos caminhos secretos. No Saturn seu visual é noturno.
Música:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Regal Ruin: É a pista com caminho menos linear. Há muitos caminhos opcionais. No início da pista, siga reto pelo caminho à esquerda, após uma pequena rampa está o portão(50) para a primeira Esmeralda. A segunda é mais fácil, após subir a rampa maior, siga em frente até o Portão que exige 20 anéis. Com inspiração no antigo egito, há texturas com hieroglifos, obeliscos nos caminhos e até esfinge. No Saturn essa pista é percorrida durante o pôr-do-sol, com uso de muitas cores quentes.
Música:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Reactive Factory: Pista extensa. Após o Looping, vire imediatamente e atravesse o Portão de 50 anéis e pegue a primeira esmeralda. Siga o caminho à esquerda, antes do acelerador, e localize o Portão de 50 anéis. Embora possua atalhos, o mais importante nessa pista é não perder tempo, pois recuperar posições é mais difícil que nas pistas anteriores. Os cenários têm inspiração em fábricas, possui encanamentos, detalhes industriais e metálicos.
Música:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Radiant Emerald: Pista secreta, não possui Esmeraldas, e apenas dois portões para atalho. É a pista mais linear, sem quaisquer outros atalhos. Ao percorrê-la, procure não perder velocidade nas curvas, pois a pista carece de caminhos alternativos para recuperar tempo perdido. Muito colorida e cheia de detalhes reluzentes, é uma pista muito bonita, que ficou bem melhor no PC. No Saturn essa pista sofre muito com problemas de quebra de polígono e com a montagem do cenário, que ficou muito próxima.
Músicas:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

e

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

(apenas com Super Sonic)

———————————————————————————————

Screen-shots








———————————————————————————————

Referências:

http://www.portalsonic.com/segasonic…PC/R/index.php

http://www.gamewinners.com/DOSWIN/blsonicr.htm

http://www.powersonic.com.br/games/c…os/sonic_r.htm

http://dicasonline.com.br/mostrajogo.php?jogo=712

———————————————————————————————

Vídeos