Olá amigos…

Vocês conhecem Shenmue, um exelente game lançado para o também exelente console da Sega o Dramcast? Shenmue, é um jogo além de sua época, que encantou milhares de jogadores pelo mundo, inclusive este mero mortal que vos escreve.

Nosso amigo Groose, membro do nosso fórum, fez um exelente trabalho, uma análise deste fantástico jogo, que você curte agora…

Análise: Shenmue [Dreamcast]
shenmue01_retrobits

Ryo Hazuki pertence a uma tradicional e misteriosa familia japonesa , ele cresceu praticando artes marciais pacificamente com seus entes queridos , mas a vida é cheia de surpresas desagradáveis , um dia ao retornar para casa Ryo se depara com um carro preto , o portão escancarado e a placa do dojo quebrada , e vê o homem possuído pela ganância se digladiando com seu pai , esse homem se chama Lan Di e faz parte de uma organização criminosa que nessa situação estava em busca do Dragons Mirror , um objeto místico e poderoso que foi preciso ser protegido a custa da vida do líder Hazuki , mas para que serve a relíquia ? , pelo que seu pai morreu ? , quem eram aqueles bandidos ? , o que significam os sonhos com a garota misteriosa ? , conseguirei me vingar ? , até onde irei chegar com essas respostas ? , essas são algumas das dúvidas que envolvem o início da gigantesca saga de Shenmue.

Vídeo – Shenmue Intro
https://www.youtube.com/watch?v=8s92nrsnQhk

Iwao Hazuki vs Lan Di
shenmue02_retrobits
Shenmue é uma obra de Yu Suzuki que levou muitos anos de planejamento e estima que apenas o primeiro episódio custou cerca de 70 milhões de doláres , o empenho e dinheiro foram muito bem gastos , pena que o capricho não refletiu financeiramente , o jogo vendeu muito menos que o esperado mesmo sendo aclamado pelos criticos e fãs da SEGA , mas a empresa não desistiu e logo lançou a continuação muito mais imersiva e primorosa , com gráficos mais detalhados , novos locais para se visitar e muitas outras novidades , mas novamente o que muitos jogadores brigam para ter a cada jogo lançado hoje em dia renegaram naquela época , e um dos melhores jogos já feitos foi trancafiado angustiadamente em um poço profundo coberto com uma pesada tampa de diamante , trazendo muita tristeza aos seguidores e a falência da SEGA.

Vídeo – Yu Suzuki sobre Shenmue

Yu Suzuki e Shigeru Miyamoto
shenmue03_retrobits

A novela estava prevista para durar 16 episódios mas foi lançada apenas até o 2. Originalmente o projeto seria para Saturn , Yu Suzuki clamou por isso , mas no fim acabou saindo para o avançado Dreamcast , o que foi bom , se até hoje o povo gamer tem dificuldade de compreender Shenmue imagine muitos anos atrás , cada dia foi crucial , o que acabou dando tempo e dinheiro para lançar o 128bits.

Video – Shenmue no Sega Saturn

Ryo na versão para Saturn
O que torna esse jogo impressionante não é apenas os belos gráficos , grande investimento e história cativante , Shenmue é simétrico a sua proposta de representar um mundo real , mas é fácil de ser jogado , não há muitos comandos e os que existem são previsíveis , os menus são amigáveis e Ryo anota todos as descobertas relevantes na agenda . A liberdade que nos é permitida é a mesma que nos limita , se formos a uma casa qualquer não basta ir entrando , é preciso bater na porta e ver se há alguém , ao desenvolver afetos com determinados personagens pode haver novos acontecimentos , como um encontro com a namorada na praça , a procura de um gato perdido , a compra de um presente de aniversário … o simples abrir de uma gaveta se torna emocionante , podemos acabar encontrando itens colecionáveis , fitas para o walkman … ou quem sabe apenas ficar parado olhando as nuvens passar , o dia entardecer , anoitecer , chover , nevar , ficar ensolarado , os feriados chegando , pessoas vestidas de papai noel outras colocando enfeites nas lojas … é surpreendente e divertido os rumos são distintos a cada dia e momento , as pessoas não ficam no mesmo lugar , falam coisas diferentes , enfim … só jogando para perceber.

Vídeo – Shenmue Trailer – Take a Tour

Descendo o sarrafo na feira
shenmue05_retrobits

Toda essa interatividade fez nascer um novo gênero denominado como F.R.E.E – Full Reactive Eyes Entertainement , o bacana é que a reação as vezes depende da circunstância , se Ryo for pego desprevinido haverá uma sessão que devemos apertar os botões certos no momento em que eles aparecerem na tela , isso é chamado QTE – Quick Time Event , há alguns jogos conhecidos de SEGA CD no mesmo esquema , de reagir ao comando no momento exato , mas no entanto isso se prendia a somente aquele parâmetro e isso foi esquecido com o tempo , mas ressurgiu fortemente assim como a alavanca no Nintendo 64 , foi aperfeiçoado e se adaptou a muitos outros games da atualidade.

Alguns Personagens da História:
Ryo Hazuki
O personagem principal. Ele é quieto , forte , dedicado , confia fácil nas pessoas , o único que age de forma robótica – como nerd , compreendem ? , sendo tão travadão como ele é pode ser difícil de acreditar que ele iria nos conquistar , mas acreditem , ele penetrou em muitos corações.
shenmue06_retrobits

Nozomi
Namoradinha do Ryo. Ela trabalha na floricultura da avó mas pretende ir estudar no exterior.
shenmue07_retrobits

Megumi
A menina que cuida do gato.
shenmue08_retrobits

Ine-San
Avó de Ryo.
shenmue09_retrobits

Fuku-San
Irmão de Ryo.
shenmue010_retrobits

Hazuki-San
Pai de Ryo.
shenmue011_retrobits

Senhua Ling
A misteriosa garota dos sonhos de Ryo.
shenmue012_retrobits

Tom
Vendedor de cachorro quente e amigo de Ryo.
shenmue013_retrobits

Ren , Joy e Wong
Meio amigos de Ryo , Ren e Wong sacaneiam no começo mas depois prestam ajuda.
shenmue014_retrobits

Fangmei Xun
Tem uma quedinha amorosa pelo Ryo.
shenmue015_retrobits

XiuYing Hong
Mestra e conselheira , minha personagem preferida , tem um design bonito e se demonstra foda ao passar ensinamentos ao Ryo.
shenmue016_retrobits

A parte sonora do jogo é outro espetáculo , músicas limpas e audíveis tocando em lugares com sentido , cheias de ritmos orientais mas com outras grandes variações indo de Hip Hop até Jazz , a maioria dos personagens possui voz própria , ocorrem os efeitos de som do bater da palma do verdureiro chamando a freguesia , o arrastar de uma caixa , murmurinho das pessoas na rua , barulhos carros , sineta da bicicleta … as vezes tudo ao mesmo tempo , incrível !

Alguns Temas Musicais de Shenmue
Tema 01
Tema 02
Tema 03
Tema 04

Diferenças entre o 1° e 2° jogo da série.
No primeiro todas as pessoas possuem voz própria , Ryo tem um SEGA Saturn jogável em casa mas para conseguir os jogos é preciso vencer no sorteio dos mercadinhos , ele tem o gato de estimação , as pequenas e pacatas regiões do bairro são de fácil localização , refrigerante Fruda é mais gostoso , Ine-San nos dá 500 mangos por dia , as músicas são mais memoráveis , trabalhar com a empilhadeira é bem divertido , o subir e descer das escadas flui melhor , e o primeiro a gente nunca esquece.

Garantindo o serviço

Saturn na casa dos Hazuki
shenmue017_retrobits
No Segundo Shenmue nem todos possuem vozes , no entanto os gráficos são ainda mais bonitos , há novos itens colecionáveis , novos personagens , mais empregos , muitos bairros , Ryo faz mais amigos , muitos centros de apostas e trade centers para conseguir dinheiro , tem mais ação , é mais desafiador , há mais acontecimentos simultâneos por tela , enfim … uma experiência quase sem limites.

Vídeo – Shenmue 2 Trailer

Um dos novos trabalhos é se tornar pachinkeiro.
shenmue018_retrobits

Minha Conclusão
Como muitas revistas e sites de games afirmam Shenmue é um jogo muito a frente de sua época , para quem não tenha jogado fica fácil compreendê-lo como um GTA sem violência excessiva ou qualquer RPG interativo , mas ele é mais que isso , a intenção de criar seu próprio mundo se baseando em pontos veridicos e a história de caráter oriental me faz viver em um filme de kung fu oitentista , cheio de ação , aventuras , suspense , investigação , possibilidades , é tão , tão … nem sei o que dizer , apenas pergunto , vocês acham que alguém que apreciou Shenmue na época certa fica impressionado fácilmente com os aspectos gráficos e imersivos dos jogos atuais ?

Vou tomar uma cola!
shenmue019_retrobits

Vídeos Extras:
Vídeo 01
Vídeo 02
Vídeo 03
Vídeo 04
Vídeo 05